
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, endereçou as mais sentidas condolências ao Governo da Nigéria, povo e à família enlutada, pelo falecimento do antigo Presidente daquele país, Muhammadu Buhari.
“Neste momento de profunda dor, a Guiné-Bissau solidariza-se com a nação nigeriana e recorda, com respeito, o papel do Presidente Buhari na consolidação da democracia, no combate à corrupção e na promoção da paz e estabilidade no continente africano”, escreveu o chefe de Estado guineense.
Umaro Sissoco Embaló disse numa nota de condolências publicada pela presidência guineense que a memória de Muhammadu Buhari, permanecerá viva entre os líderes que dedicaram a sua vida ao serviço público e à defesa dos valores africanos.
Ex-Presidente da Nigéria Muhammadu Buhari morreu aos 82 anos, num dos hospitais de Londres, após uma doença prolongada.
Buhari governou a Nigéria entre 2015 e 2023, mas antes já tinha estado no poder a frente de uma junta militar nos anos 1980. Foi o primeiro presidente nigeriano a destituir um governo por meio das urnas.
Inicialmente, Buhari liderou o país como um governante militar após um golpe na década de 1980, mas conquistou seguidores por seu estilo de política de condenação anticorrupção.