
A Azimut, uma gestora de ativos italiana, chegou a um acordo com a North Square Investments (NSI), sediada em Chicago, para adquirir 100% do seu capital à Estancia Capital Partners e outros acionistas. O negócio, que envolve pagamentos em dinheiro e ações da Azimut – listada na Bolsa de Milão – avalia a NSI em cerca de 141 milhões de euros e vai ter um valor de compra mínimo de 94 milhões.
A empresa revela, em comunicado, que vai pagar de momento 51,3 milhões, com os restantes 42,74 milhões a serem pagos ao longo dos próximos quatro anos. O preço total pode ascender a 136,8 milhões, caso sejam cumpridos incentivos de gestão e ‘earn-out’.
Como parte do negócio, a Azimut garantiu ainda fundir com a NSI a sua outra gestora de ativos sediada no Missouri, Kennedy Capital Management, da qual detém 51%. Com os ativos sob gestão desta última, avaliados em 3,85 mil milhões de euros, a entidade resultante terá perto de 17,1 mil milhões em ativos sob gestão.
Com esta transação, a Azimut consolida os EUA como o seu segundo maior mercado a seguir a Itália. O CEO do Grupo Azimut, Giorgio Medda, sublinha este marco na sua estratégia nos EUA. “Ao juntar o poderoso motor de vendas da NSI com o conjunto de estratégias diferenciadas e de elevado desempenho da Azimut, estamos a criar uma situação vantajosa para todos: a Azimut ganha fortes capacidades de distribuição local, enquanto a NSI irá melhorar a sua oferta com estratégias de investimento globais exclusivas e de topo para os seus clientes”, garante.
A empresa estima um aumento nos lucros recorrentes de 5% dentro dos primeiros 12 meses. A NSI planeia lançar sete ETF para investidores do retalho norte-americano durante o primeiro ano, adianta a Azimut.