
A seleção portuguesa entrou no Euro 2025 a perder por 5-0 contra a Espanha, as atuais campeãs do mundo, mas no segundo jogo da fase de grupos conseguiu um empate (1-1) frente à Itália e, assim, consegue manter vivo o objetivo de passar, pela primeira vez, à fase final da competição.
Posto isto, as ‘Navegadoras’, que não irão contar com Ana Borges no próximo jogo, devido a expulsão, chegam à última partida da fase de grupos na terceira posição, com um ponto, num grupo liderado pela Espanha, já apurada para os quartos de final, com a Itália em segundo lugar (4 pontos) e a Bélgica, sem qualquer ponto, na última posição.
São as belgas as derradeiras adversária da equipa portuguesa, que está obrigada a vencer o jogo do próximo dia 11 de julho. Como não poderia deixar de ser, ou não estivéssemos a falar de Portugal, vamos a contas:
Portugal tem que vencer e a Itália tem que perder, mas isso pode não ser suficiente. Neste momento seis golos separam a equipa portuguesa e a italiana, uma vez que Portugal está com um saldo negativo de cinco golos e a Itália com um saldo positivo de um golo. Ou seja, frente à Bélgica só a goleada importa. E ainda que não se possa controlar o jogo entre a Espanha e a Itália, a seleção também entrará em campo com a esperança de que as espanholas mantenham a tendência deste Europeu e voltem a ganhar por muitos golos.
Caso, no final destes dois jogos, Portugal e Itália mantenham o empate, outros pontos podem decidir o desempate, como os golos marcados ou o número de penalizações por parte dos árbitros.