O Bankinter Portugal entregou, em conjunto com a Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS), três bolsas de mérito a estudantes de engenharia, desta vez do Instituto Superior Técnico. Esta foi a segunda edição da iniciativa e as instituições já confirmaram que vai haver uma terceira.

A distinção pretende, segundo o banco, “reconhecer o desempenho académico dos estudantes e reafirmar o compromisso de ambas as instituições com a valorização do talento, a promoção do conhecimento, o acesso a oportunidades e o contributo para uma sociedade mais inclusiva”. As candidaturas para a próxima edição vão estar abertas de setembro a 31 de dezembro, à semelhança das duas edições anteriores.

Os premiados deste ano são das áreas de Engenharia Civil e Engenharia Aeroespacial. O primeiro prémio recebeu uma bolsa no valor de 1500 euros, o segundo de 1250 euros e o terceiro de 1000 euros, numa cerimónia que decorreu em Évora e contou com a presença do bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, no âmbito das comemorações do Dia do Engenheiro.

Pedro Ervilha, membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, considera que estas bolsas reforçam a “importância que o Bankinter atribui ao talento, ao conhecimento e à superação de desafios – fatores essenciais para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais ao longo da carreira destes jovens”. Pedro Ervilha salienta ainda que a empresa procura ter ligações com comunidades e instituições locais, de forma a promover o desenvolvimento de projetos que de sustentabilidade que, acredita, “gerem valor, promovam a inclusão e garantam o acesso equitativo a oportunidades”.

Já o presidente do Conselho Diretivo da OERS, António Carias de Sousa, defende que a atribuição destas bolsas “representa um sinal claro de compromisso com a igualdade de oportunidades”, numa altura em que a permanência e a retenção de estudantes para a engenharia são “desafios”. Iniciativas destas, refere, são “um passo concreto na construção de uma engenharia mais inclusiva, justa e baseada na excelência”.

Estas bolsas foram criadas em 2023, num protocolo celebrado entre a OERS e o Bankinter Portugal e destinam-se a estudantes inscritos na OERS que frequentem licenciatura, mestrado ou mestrado integrado em universidades ou institutos politécnicos da Região Sul. De acordo com o banco, os candidatos devem estar abrangidos por medidas de ação social no ensino superior e apresentar as médias mais elevadas entre os candidatos que cumpram estes critérios.