É uma quebra sem precedentes no arrendamento em Portugal: o número de novos contratos diminuiu mais de 10% na primeira metade do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Mas nem por isso houve uma desaceleração dos valores das rendas, pelo contrário: o valor médio disparou 10% no arranque do ano. Tentamos perceber o que explica esta realidade, com os representantes dos inquilinos e proprietários. Oiça aqui o podcast

Pedro Ventura, Presidente da Associação dos dos Inquilinos Lisbonenses e Carlos Luís Teixeira, da Associação Nacional de Proprietários consideram que as as políticas dos últimos anos para a área da habitação não geram confiança no mercado de arrendamento e têm contribuido para que haja menos casas para arrendar. Acusam também o governo de lançar medidas que favorecem a venda dos imóveis, e não o arrendamento.
Todas as sextas feiras, a jornalista Rita Neves resume o essencial dos principais temas do mercado imobiliário, com a análise de especialistas e protagonistas do setor. ‘Chave na mão’, o podcast do Expresso com episódios de 15 minutos.