
A sueca Tess Olofsson vai arbitrar o jogo decisivo de Portugal frente à Bélgica, na sexta-feira, para a derradeira jornada do Grupo B do Europeu'2025, anunciou esta quarta-feira a UEFA.
Olofsson, de 36 anos, será auxiliada pela compatriota Almira Spahic e pela norueguesa Monica Lokkeberg, enquanto a quarta árbitra vai ser a neerlandesa Shona Shukrula, e o australiano Jarred Gillett o responsável pelo videoárbitro (VAR) no Estádio Tourbillon, em Sion, Suíça.
A juíza nórdica volta a cruzar-se com a seleção feminina das quinas, depois de ter apitado há pouco mais de um mês a derrota das lusas, precisamente diante das belgas (3-0), na Madeira, para o Grupo A3 da Liga das Nações, um desfecho que ditou a despromoção das 'navegadoras' à Liga B.
Na segunda-feira, o golaço da capitã Cristina Girelli, à passagem minuto 70, parecia ditar o prematuro adeus luso, mas, na parte final, a central Diana Gomes (89) foi à área da Itália fazer a igualdade (1-1), que mantém Portugal na corrida ao que falhou em 2017 e 2022.
A seleção lusa, que tinha sido goleada por 5-0 na estreia, face à Espanha, precisa de ultrapassar a eliminada Bélgica, que a Itália perca com a qualificada 'roja', e ainda de recuperar o atraso que tem na diferença de golos (1-6 contra 2-1 das transalpinas).
Certo é que, se Espanha e Itália empatarem, nem o mais dilatado dos triunfos sobre a Bélgica valerá à formação das 'quinas'.
A seleção portuguesa soma apenas um ponto, num grupo liderado pela Espanha, com seis e já apurada para os 'quartos', seguida da segunda posicionada Itália, com quatro. A Bélgica, que perdeu por 6-2 com as espanholas, é última, sem qualquer ponto.
Portugal e Bélgica defrontam-se na sexta-feira, em Sion, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), para terceira e última jornada do Grupo B.