
Nandinho é treinador do Al Muharraq, campeão do Bahrein, mas nem por isso deixa de acompanhar o futebol português. O técnico nota mérito na conquista do campeonato por parte do Sporting e destaca algum demérito do Benfica na final da Taça de Portugal. Para 2025/26, o treinador português defende os leões como favoritos, mas destaca o possível impacto de uma saída de Gyokeres.
— No Bahrein consegue acompanhar o Campeonato Português? Que comentário deixa a esta última época?
— Foi uma época bastante equilibrada, sobretudo do ponto de vista do título, até um determinado momento. Depois ficou ali uma luta a dois, também era expectável que o FC Porto este ano não tivesse capacidade para ombrear com o Benfica e com o Sporting, por tudo o que é conhecido, pela falta de capacidade de investir. Então o FC Porto ficou um bocadinho ali arredado da disputa do título e verificou-se realmente que ia ser uma luta a dois e que ia ser uma luta renhida e foi até ao final. Há que dar mérito a quem vence e o Sporting foi um justo vencedor porque foi o mais regular durante a época, não teve tantas oscilações, à exceção daquela mudança de treinador, e ainda assim teve capacidade para continuar a lutar pelo título e por vencê-lo. E não se pode tirar mérito ao Benfica, não se pode dizer que houve mais demérito do Benfica do que mérito ao Sporting. Nunca vejo assim. Acho que tem que haver muito mérito de quem vence porque a realidade é que nos momentos decisivos o Sporting acabou, por exemplo, por ir a empatar à Luz num jogo que podia dar o título ao Benfica, o Benfica não teve capacidade nesse jogo para derrotar o Sporting e por isso mesmo acho que o Sporting foi um justo vencedor e que mereceu inteiramente vencer. Relativamente à final da Taça, já creio que houve algum demérito por parte do Benfica. Acho que o campeonato foi muito desequilibrado depois de uma forma geral para o resto das equipas. Em termos de campeonato acho que se perdeu alguma qualidade.
— Quem parte à frente para ser campeão em 2025/26?
— Quem parte à frente é sempre quem é campeão, o Sporting. É a equipa que me parece, neste momento, ter maior estabilidade. Agora, se perder o Gyokeres, creio que perde ali muito daquilo que foi a sua capacidade ofensiva nestas duas últimas épocas. Independentemente do jogador que contratem, nunca vai ser um jogador com a capacidade de Gyokeres. Até pode fazer golos, mas o Gyokeres não era só golos, era aquilo que trabalhava para a equipa. Era a forma como ele servia também os outros colegas. E acho que vai ser uma perda significativa para o Sporting. Ainda assim, parece-me a mim, do ponto de vista desportivo, a equipa com maior estabilidade e que partirá à frente, certamente. Até porque o Benfica também perdeu jogadores importantes. E, por isso mesmo, acho que o Sporting é a equipa que parte inicialmente como favorita para o próximo campeonato.