Com muito ainda por decidir sobre quem passa ou não ao play-off, se é o Benfica ou o FC Porto que termina a liderar a fase regular e que garante o factor casa até à final, caso lá cheguem, ou em que posição cada equipa estará no play-off e até mesmo quem fechará a classificação e descer à Proliga, o Pavilhão João Rocha recebe, este sábado, (15h00), o embate mais expectante da 21.ª e penúltima jornada da Liga Betclic entre Sporting e Benfica.

Com os tricampeões nacionais imbatíveis há cinco jornadas - desde que registaram na Dragão Arena o seu único desaire no campeonato e ocasião em que permitiram mais de 100 pontos (103-89) -, esta será apenas a segunda vez que haverá o dérbi lisboeta em 2024/25.

Algo pouco habitual nesta altura tão avançada da época comparativamente às anteriores, mas, a verdade é que os dois grandes rivais não se encontraram em mais nenhuma das competições nacionais em que estiveram envolvidos ou na Supertaça, que os de Alvalade não tinham direito a disputar.

SIGA O JOGO AQUI

Agora, só se ambos chegarem à final da Taça Hugo dos Santos (os leões ainda terão de se apurar para as meias-finais) ou na semifinal ou final da Liga.

Assim, na única vez que estiveram frente a frente, na Luz, a contar para a 10.ª jornada, os encarnados impuseram uma derrota por 81-64  depois de se ter chegado a verificar a diferença de 24 (81-57) a 1.19m do apito final.

O Sporting, entretanto com algumas alterações no plantel face ao que tinha em dezembro, relativamente aos seus estrangeiros, e privado de André Cruz até final da temporada (e muito além desta) devido a grave lesão do base  uma rotura dos ligamentos cruzados e menisco da perna esquerda, vem de três vitórias seguidas e seis nos últimos sete jogos e o máximo que permitiu aos adversários em casa foram 91 pontos na visita da Ovarense (100-91) na 16.ª jornada, a 8 de março.

Apesar da temporada menos consistente, que faz com que ainda esteja em luta com a Oliveirense (32 pts) e Ovarense (32) pela 3.º lugar, os verdes e brancos (34) apenas foram batidos no João Rocha uma vez em 10 jogos. Aconteceu frente ao FC Porto (83-87), na 2.ª jornada, mas disputada já a 30 de dezembro devido ao adiamento do arranque da Liga devido aos problemas com as inscrições com os basquetebolistas estrangeiros, mais especificamente os americanos. A maior diferença foram 37 pontos, na visita do Imortal (96-59), no arranque do campeonato.

Foi também em Alvalade que os leões tiveram o seu único prolongamento no campeonato, quando acabaram por superar o Esgueira por 93-87.

Mas há outros embates que prometem mexer com a definição dos lugares na classificação, entre eles a destacar o Ovarense-FC Porto (18h00), enquanto o Póvoa, esta temporada sem complicar tanto a vida dos adversários em casa como nas épocas anteriores, recebe a Oliveirense (18h00). Completa a jornada: V. Guimarães-Galomar, Galitos do Barreiro-Imortal (18h00) e Queluz-Esgueira.