A última jornada da Serie A foi o espelho de toda a temporada: emoção do início ao fim. Depois de o título ter sido decidido na sexta-feira, todos os olhos estavam postos em Turim e em Veneza, onde Roma e Juventus lutavam pela última vaga italiana para a próxima edição da UEFA Champions League

Na casa do Torino, a Roma cumpriu de forma célere a tarefa que lhe competia, graças a um penálti convertido por Leandro Paredes aos 18' e a um cabeceamento vitorioso de Saelemaekers, aos 53'. Os comandados de Ranieri precisavam de vencer no Olímpico de Turim e esperar que a Juventus escorregasse em Veneza.

A missão pareceu possível quando, logo aos 2', Daniel Fila inaugurou o marcador a favor dos anfitriões, que precisavam de vencer para garantir a manutenção na Serie A. Os bianconeri responderam de forma imediata, mas o golo do empate marcado pelo português Alberto Costa foi anulado por mão da bola do antigo lateral do Vitória SC, convertido em defesa central por Igor Tudor.

A Juventus acabou mesmo por chegar ao golo por intermédio de Yldiz, após uma boa jogada individual, aos 25'. A Juventus ganhou balanço e seis minutos depois consumou a reviravolta no marcador por intermédio de Kolo Muani.

À semelhança de Chico Conceição, Alberto Costa foi titular, mas foi rendido por Renato Veiga ao intervalo. Para mal dos pecados dos bianconeri, Haps empatou as contas aos 55' e voltou a colocar a Roma em lugares de Champions. A vaga milionário seria apenas decidida nos últimos vinte minutos da partida, quando Locatelli fixou o 3-2 final da marca de penálti.

O médio italiano não escondeu a emoção no final da partida. Após uma temporada dececionante, a Juventus termina no quarto lugar com 70 pontos, mais um do que a Roma, quinta classificada.

Os giallorossi vão disputar a próxima edição da UEFA Europa League, juntamente com o Bolonha, que venceu a Taça de Itália e garante apuramento por essa via. A Fiorentina, que bateu a Udinese por 3-2, garantiu o sexto lugar e presença na Conference League. De forma surpreendente, a Lazio fica de fora dos lugares europeus ao perder em casa frente ao Lecce por 0-1.

Luta pela manuntenção ao rubro

A equipa onde milita Danilo Veiga garantiu a manuntenção na Serie A às custas do sonho europeu de Nuno Tavares, que fez 73 minutos, e companhia.

Contra todas as expetativas, o Parma também garantiu a manuntenção, ao vencer na casa da Atalanta por 3-2. Após um bis de Daniel Maldini, La Dea foi para o intervalo a vencer por 2-0, mas Hainaut e Ondrejka construíram o empate do histórico italiano.

Em cima do minuto 90, Ondrejka repetiu a dose e garantiu uma vitória espetacular do Parma, que se salvou às custas do Empoli e do Veneza, despromovidos.