
A Seleção portuguesa feminina sub-19 bateu a Finlândia por 32-27 e terminou o Europeu feminino em 21.º lugar.
A formação portuguesa entrou melhor na partida, apesar de as finlandesas terem sido as primeiras a abrir o marcador, mas as lusas rapidamente alcançaram a vantagem, com Mariana Rodrigues, Iara Ribeiro (bisou) e Lara Calçada a fazerem os golos, colocando Portugal na frente por 4-1.
Ainda na primeira parte, as lusas venciam por seis golos de diferença (10-4) e o ritmo do jogo abrandou; as nórdicas alcançaram um parcial de 3-0 e, Sandra Fernandes, selecionadora nacional viu-se obrigada a usar um time out, que de pouco serviu pois o jogo seguiu com a margem miníma de um golo (10-9) mas, ainda antes do final da metade inicial, Portugal recuperou e foi para o intervalo a vencer por 18-13.
Na segunda parte, a Seleção das quinas voltou a entrar bem e chegou aos 21-15. Com a Finlândia a tentar colocar-se por cima da partida, as portuguesas deram tudo pelo 21.º lugar e venceram por 32-27.
No final do encontro, a treinadora da Seleção portuguesa referiu que Portugal terminou a competição da melhor maneira, com uma vitória e agradeceu às jogadoras pela sua prestação ao longo dos 25 dias passados no Europeu.
«Terminámos da melhor maneira esta competição, com uma vitória frente à Finlândia. Sabíamos das dificuldades, não porque a Finlândia fosse melhor do que a nossa equipa, mas pelo cansaço e todas as condicionantes que temos tido. Agradecer a este grupo de atletas pela resiliência e pela vontade. Tenho muito orgulho em todas, pelas fantásticas jogadoras e pessoas que fizeram com que estes 25 dias juntas se tornassem menos pesados. Foram um grupo extraordinário», disse Sandra Fernandes.