
Os músicos madeirenses do Xarabanda, Roberto Moniz e Roberto Moritz estão no Havai e representaram a Madeira na 53.ª edição nacional e 2ª edição internacional do maior Festival de Ukulele que acontece naquelas ilhas do Pacífico, mais concretamente no Kapiolani Park, localizado na cidade de Honolulu, bem próximo da famosa praia do Waikiki.
Esta é a segunda vez que músicos e professores do Conservatório Escola das das Artes da Madeira participam naqueles evento e no festival tocaram músicas típicas madeirenses, assim como alguns originais, encantando não só a comunidade portuguesa, como o público em geral oriundo de diversas partes do globo.
O programa deste festival contou ainda com a participação de músicos e grupos de outros países, como por exemplo do Canadá, Japão, Taiwan, China etc., tendo como cabeça de cartaz a talentosa compositora e intérprete havaiana, Taimane, que no final do Festival quis experimentar os instrumentos madeirenses - machetinho, machete, braguinha e rajão, levados por Roberto Moniz e Roberto Moritz. Esta artista internacional que já gravou um videoclip em São Vicente na Madeira, numa recente visita em férias, mostrou interesse em adquirir uma réplica de machete e outra de rajão e ficou mesmo com os contactos dos mestres violeiros madeirenses para o efeito.
Os dois músicos da associação Xarabanda e professores do Conservatorio - Escola das Artes da Madeira estão no Havaí para gravar num estúdio músicas madeirenses do finais do século XIX e inícios do século XX para constar no futuro Museu do Ukulele. Estas gravações em som e video serão futuramente utilizadas nas escolas do Havaí para uma aprendizagem da origem história do Ukulele, que tem base no machete e rajão que os emigrantes madeirenses levaram para aquelas ilhas do pacífico, quando foram trabalhar para a cana do açúcar.