Ricardo Quaresma esteve esta quinta-feira à tarde na inauguração do Lay's RePlay, em Chelas, iniciativa que visa a inclusão, num bairro muitas vezes marginalizado, e aplaudiu a iniciativa. "Fantástico! Também vim da rua, não tinha estas condições, estes miúdos terem este campo no bairro, é fantástico, todos os que estão envolvidos nesta iniciativa estão de parabéns", começou por referir, antes de concretizar: "Esta juventude merece ter condições para jogar. Até para saírem de casa e deixarem um bocado as redes sociais, os computadores, os telemóveis, e voltarem a jogar futebol de rua, faz falta."

Mas a tomada de posição de Ricardo Quaresma vai mais longe, quando desafiado a pronunciar-se sobre a crescente vaga de racismo e xenofobia que se verifica nas redes sociais - e não só. "Os culpados disso tudo somos nós. Nós é que incentivamos esse ódio, essa raiva. Não é por seres preto, seres cigano, seres branco, amarelo, seja o que for, que vai mudar alguma coisa. Somos todos iguais, cada um com a sua personalidade, a sua maneira de pensar, a sua maneira de estar na vida, mas somos todos seres humanos, não deixamos de ter sentimentos. Por isso, acho que os culpados disto tudo somos nós, que criamos essas diferenças. Acho que não vale a pena entrarmos por esses caminhos de racismo e de tanto ódio, porque todos vamos acabar no mesmo sítio, que é num buraco", apontou, rematando: "O futebol é isso, o futebol une as pessoas."

A iniciativa contou com a presença não só de Ricardo Quaresma, mas da internacional portuguesa Tatiana Pinto, como Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem e líder do Conselho Consultivo da Associação CAIS, mas também embaixadores do programa e até mesmo Carine N'koué (Secretária-Geral da UEFA Foundation for Children), Dr. Vladimir Borkovic (Diretor e Co-Fundador Common Goal) e Conceição Zagalo (Presidente da Assembleia Geral da CAIS). A representar a PepsiCo estiveram Adam Warner (Vice-Presidente de Parcerias Globais de Desporto e Entretenimento da PepsiCo), Paul Jones (Country Manager PepsiCo Portugal) e Joana Pinto (Marketing Manager de Snacks PepsiCo Portugal). Estiveram ainda presentes na inauguração do espaço Rui Cordeiro (Vereador da Câmara Municipal de Lisboa) e Sara Correia, fadista natural de Chelas, que atuou para os presentes.

A inauguração do espaço reportou ainda à final da Champions feminina, disputada este sábado no Estádio José Alvalade entre Arsenal e Barcelona, e Ricardo Quaresma enfatizou: "O futebol feminino está a crescer e estão de parabéns, por terem crescido tanto, em tão pouco tempo. Temos jogadoras com muita qualidade e acho que temos de por os olhos nelas. E estas iniciativas também ajudam. Há muita miúda hoje em dia que gosta de jogar futebol. Antes havia aquele preconceito que porque é menina, não pode jogar, hoje em dia já não há isso. Por isso é que estão de parabéns por esta iniciativa, porque tanto é para homem, como para mulher."