Depois de uma entrada pesada no Campeonato Europeu, com uma derrota por 5-0 frente à Espanha, a Seleção Nacional volta a entrar em campo esta segunda-feira, pelas 20 horas, diante de Itália. O jogo realiza-se no Stade de Genève, na Suíça, e pode ditar o fim da campanha portuguesa, caso a vitória não surja.

Para Portugal, o encontro é uma verdadeira final. Uma nova derrota, conjugada com um empate ou triunfo da Espanha frente à Bélgica, colocará um ponto final no sonho dos quartos de final. Do outro lado estará uma seleção italiana em ascensão, que não perde há quatro jogos oficiais.

Na antevisão da partida, o selecionador nacional Francisco Neto foi claro.

«É impossível ganhar jogos sem marcar golos. É impossível competir a sofrer tanto. Temos procurado ser mais equilibradas. É necessário crescer na organização defensiva e ofensiva. Acho que, sinceramente, o aspeto defensivo é o mais preocupante. Espero que a nossa melhor versão volte a aparecer.»

O técnico deverá promover algumas alterações no onze inicial, com a entrada de Ana Capeta no ataque a ser uma das hipóteses para dar maior presença na área adversária. Dolores Silva pode também regressar à titularidade ao meio-campo. Restam as dúvidas na defesa e na baliza - local onde o selecionador costuma alternar de forma constante entre Patrícia Morais e Inês Pereira, sendo que a última foi titular no encontro inaugural da prova.

Portugal e Itália encontraram-se pela última vez em março de 2020, num jogo relativo à Algarve Cup que terminou com vitória italiana por 1-2. No historial, a seleção lusa venceu a squadra azzurra em dois jogos oficiais nos 16 confrontos. Nunca existiu um empate entre as formações.

É dia de tudo ou nada para Portugal. À entrada para o encontro, as comandadas de Francisco Neto já conhecerão o desfecho do duelo entre Espanha e Bélgica, mas o foco terá de estar em vencer para continuar a sonhar, independentemente do resultado da outra partida do grupo.

Onzes Prováveis

Portugal: Patrícia Morais, Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Beatriz Fonseca, Andreia Norton, Catarina Amado, Diana Silva, Ana Capeta

Itália: Laura Giuliani, Martina Lenzini, Cecilia Salvai, Elena Linari, Lucia Di Guglielmo, Arianna Caruso, Emma Severini, Manuela Giugliano, Annamaria Serturini, Sofia Cantore, Cristiana Girelli