A seleção portuguesa perdeu esta sexta-feira fora por um ponto com a Eslovénia, por 78-77, no primeiro jogo de preparação para a histórica estreia no Europeu feminino de basquetebol. Em Maribor, cinco dias depois do arranque do estágio, a equipa lusa chegou a estar a perder, mas conseguiu equilibrar o encontro frente à seleção eslovena, que está 18 lugares acima no ranking mundial.

A equipa lusa entrou bastante mal no encontro e viu a Eslovénia abrir um parcial de 19-3 ainda antes dos seis minutos iniciais, fechando o primeiro período com 14-5, que lhe permitiu reduzir as distâncias para 27-19 no final dos primeiros 10 minutos.

Aos três minutos do segundo parcial, Portugal ainda se conseguiu colocar a quatro pontos (27-23), mas a Eslovénia voltou a afastar-se e chegou ao intervalo a vencer por 10 (44-34).

A cerca de 2.30 minutos do final do terceiro parcial, Portugal conseguiu voltar a aproximar-se e colocar-se a um ponto (53-52), graças a uma sequência de nove pontos sem resposta, com dois triplos seguidos de Raquel Laneiro e Mariana Silva a darem a segunda vantagem a Portugal (55-58), depois do 3-2.

Com uma igualdade a 58 à entrada para o derradeiro parcial, o encontro manteve-se sempre equilibrado, sem que qualquer equipa conseguisse uma vantagem superior a dois pontos, com a Eslovénia a passar para a frente, a 18 segundos do final, com um triplo de Lisec.

No ataque final, Márcia da Costa ainda dispôs de uma oportunidade para dar o triunfo a Portugal, mas a tentativa de lançamento triplo acabou por acertar no aro e não cair.

Josephine Filipe foi a melhor marcadora de Portugal, com 16 pontos (seis em oito tentativas de lançamento de campo), com Mariana Silva a chegar também à dezena de pontos, enquanto, do lado esloveno, quatro jogadoras chegaram pelo menos aos 10 pontos, com Zala Friskovec (22) em destaque.

Portugal volta a jogar no domingo com a Eslovénia, antes de viajar para a Sérvia, que vai defrontar em 29 e 30 de maio. No regresso a Portugal, a seleção lusa vai disputar um torneio em Viana do Castelo, com Espanha (10 de junho) e Suíça (12), equipa que reencontra no derradeiro teste, em 14.

Portugal parte depois para Brno, na República Checa, onde vai fazer a estreia em Europeus, integrando o Grupo C, juntamente com a campeã europeia Bélgica, que defronta em 19 de junho, a seleção anfitriã (20) e Montenegro (22).