Ano após ano, o cenário acaba por repetir-se e os incêndios emergem como um flagelo a nível nacional. Neste momento, são várias as zonas do país que lutam contra fogos de maior ou menor dimensão, sempre com os bombeiros na linha da frente, numa luta pela segurança dos populares e pela salvaguarda dos respetivos bens.

Numa altura em que os denominados Soldados da Paz colocam a própria vida em risco, sem nunca desmobilizar do terreno até que a batalha contra as chamas esteja vencida, os pedidos de ajuda multiplicam-se para que os bens essenciais não se esgotem nos quarteis.

A população mobiliza-se perante a chamada e várias ações solidárias, públicas ou anónimas, são levadas a cabo. Uma das que saltou à vista foi a do plantel do FC Porto, que, através de Diogo Costa, Cláudio Ramos e Alan Varela, fez chegar à corporação de bombeiros de Ponte da Barca uma entrega de águas, bebidas energéticas e alimentos, em doses que darão um importante apoio nesta fase. Foi também entregue uma camisola de Diogo Costa.

Tiago Velho, treinador de futebol, foi o responsável por fazer chegar os bens ao quartel daquela zona do país, uma das mais afetadas pelos incêndios.