
João Palhinha saiu do Sporting rumo ao Fulham em 2022, mas não esqueceu o futebol português. Em entrevista ao canal 11, o médio agora ao serviço do Bayern Munique não escondeu que pretende regressar à Liga, no máximo até 2028: «Quero cumprir contrato com o Bayern, não sei o dia de amanhã, mas quero voltar e hei de voltar, só eu sei o que me custa pela vida familiar.»
Apesar de não fechar a porta a um ingresso no Benfica ou ao FC Porto, Palhinha admite que Alvalade chama por si: «Darei preferência ao Sporting. É o clube que mais amo por toda a história que eu tenho e a forma como fui tratado. Essa resposta é clara.»
As juras de amor ao clube precipitam uma reflexão de Palhinha sobre a mentalidade vigente no futebol português: «O fanatismo que existe não permite que a pessoa tenha uma visão racional e que que diga 'jogaste no FC Porto, mas podes jogar no Sporting', em Inglaterra é normal. Mas percebo o adepto, se tens o clube de formação ou o rival, é uma decisão lógica.»
Apesar de anunciar o regresso futuro ao futebol luso, Palhinha frisa que tem negócios inacabados na Baviera: «Não vou descansar até me afirmar no Bayern. Em todos os clubes fi-lo. No caso do Sporting, jamais pensei que desse a volta quando fui para o SC Braga.»
Entre confidências de propostas da Arábia Saudita no verão de 2024, o médio de 29 anos revelou que Eric Dier tinha vontade e pensou em regressar ao Sporting após deixar o Bayern Munique, mas que acabou por assinar contrato com o Mónaco.