Com Manchester United e Real Betis em finais europeias, contra Tottenham e Chelsea, respetivamente, Antony pode-se tornar no primeiro jogador a vencer dois troféus europeus na mesma época, excluído a Supertaça Europeia.

De recordar que a UEFA alterou, em 2018, a regra de inscrição de jogadores nas competições europeias. Antes desse ano, apenas uma exceção por equipa podia participar em duas competições europeias distintas na mesma temporada, e só o podiam fazer se o clube original do jogador não tivesse descido para a competição do clube para qual foi transferido (Ex: Mkhitaryan participou na Liga dos Campeões pelo Manchester United e na Liga Europa pelo Arsenal em 2017/18, uma vez que era impossível cruzarem-se).

Com o levantamento dessa restrição, a partir da época 2018/19, os jogadores começaram a poder participar, livremente, em duas competições europeias na mesma época, como foi o caso de Antony que jogou na Liga Europa pelo clube inglês e na Conference League pelo clube espanhol.

Bilhete para a Europa

Foi em 2021 que Antony chegou à Europa, proveniente do São Paulo.

Antony e David Neres no Ajax @Getty / Soccrates Images

O Ajax pagou 15,75 milhões de euros pela contratação do brasileiro, que disputaria a posição de extremo direito com o seu compatriota, David Neres. No entanto, afirmou-se rapidamente nos Países Baixos e foi titular por 38 ocasiões na sua época de estreia, com 11 golos e nove assistências.

A época 2021/22 marcou a sua afirmação no futebol europeu, com desempenhos marcantes na Liga dos Campeões, para além de manter a boa forma na Eredivisie. Em sete jogos na principal prova europeia, Antony marcou dois tentos e fez quatro assistências. Entre os quais estiveram dois passes para golo naquele jogo em Alvalade, que terminou 1-5.

Apesar de ter sofrido uma lesão no final da época, acabou a sua segunda temporada com 12 golos e 10 assistências em 33 jogos. Estes números chamaram a atenção do Manchester United, que queria reuni-lo com o treinador que o trouxe à Europa, Erik ten Hag.

95 milhões de euros

Depois de uma longa novela no mercado de 2022, Antony assinou pelo Manchester United no dia 1 de setembro, por 95 milhões de euros. Na sua estreia, o internacional canarinho marcou o primeiro golo pelo clube, e logo contra o Arsenal, numa vitória por 3-1.

A primeira época foi uma de algum sucesso para o clube, que venceu a Taça da Liga Inglesa e qualificou-se para a Liga dos Campeões, com o terceiro lugar na Premier League. No entanto, foram eliminados dos quartos de final da Liga Europa pelo Sevilla e perderam a final da FA Cup com o Manchester City.

Ao todo, Antony marcou oito golos e fez três assistências na primeira temporada nos red devils, números baixos comparados com os do Ajax, mas com potencial para melhorar na época seguinte.

Marcou ao Liverpool numa vitória por 4-3 nos quartos da FA Cup @Getty /

2023/24 marcou o declínio do United de Ten Hag. Mesmo tendo vencido a FA Cup, a equipa ficou em oitavo lugar da liga inglesa e foi eliminada na fase de grupos da Liga dos Campeões. O extremo brasileiro foi um reflexo do mau momento do clube, com apenas um golo e uma assistência na liga inglesa.

Devido à má forma na época anterior, Antony começou a sua terceira época em Manchester com apenas 27 minutos nas primeiras nove jornadas da Premier League, todas sob a tutela de Erik ten Hag. Com o despedimento do técnico neerlandês e a chegada de Ruben Amorim, houve alguma intriga sobre o possível papel do extremo brasileiro no esquema tático do treinador luso.

No entanto, o número «21» não se conseguiu afirmar nas opções do treinador português, e foi disponibilizado para empréstimo no mercado de janeiro. Ao todo, realizou 14 jogos pelo Manchester United esta época, quatro deles na Liga Europa.

Um novo começo

Em janeiro, Antony rumou a Espanha, para reforçar o Real Betis. Aquando da sua chegada, o clube verdiblanco encontrava-se em décimo lugar da Liga Espanhola, com 28 pontos.

Na segunda metade da época, os pupilos de Manuel Pellegrini escalaram até ao sexto lugar, que dá presença na próxima edição da Liga Europa. Nesta sequência, o extremo brasileiro conta com quatro golos e duas assistências, incluindo o golo da vitória na partida frente ao Espanyol no minuto 90+1, com um remate em arco.

Decisivo contra o Vitória SC @Kapta+

Todavia, foi na Conference League que o brasileiro regressou à boa forma. Frente ao Gent, no playoff, marcou um golo na vitória por 0-3 na Bélgica. Seguiram-se os oitavos de final frente ao Vitória SC. Na primeira mão em Sevilha, o número «7» do Real Betis fez uma assistência para Cédric Bakambu, que abriu o marcador da partida. Com a necessidade de vencer em Guimarães, o avançado ex-Ajax marcou um golo e fez duas assistências numa vitória por 0-4.

Depois de uma vitória por 3-1 no agregado frente ao Jagiellona Bialystok, voltou a ser decisivo na eliminatória contra a Fiorentina. Marcou um golo na vitória por 2-1 em casa e, em Itália, voltou a marcar, abrindo o marcador no minuto 30 da partida. A viola regressou à eliminatória com dois golos de Robin Gosens, antes de, já no prolongamento, Antony assistir Abde Ezzalzouli, que marcou o golo que carimbou a passagem do Real Betis para a final da Conference League.

Com esta reviravolta na época - e possivelmente na carreira - Antony está a dois resultados de fazer história na Europa.

*com Henrique Martins