Agora é oficial. O Real Madrid anunciou este domingo que Xabi Alonso será o treinador do Real Madrid durante as próximas três temporadas, com contrato até junho de 2028. De acordo com o clube, o contrato começa já a 1 de junho, para que possa orientar a equipa no Mundial de Clubes.

O treinador tinha anunciado há dias a saída do Bayer Leverkusen, ao passo que Carlo Ancelotti já está confirmado como novo selecionador do Brasil. Há dois dias o italiano já se tinha 'descaído' sobre o sucessor na última conferência de imprensa, só faltava oficializar.

Esta segunda-feira, pelas 11h30, Xabi Alonso será apresentado na Cidade Real Madrid, depois de assinar contrato.

O antigo médio internacional espanhol, volta, aos 43 anos, a uma casa que foi dele durante cinco épocas como jogador, mais uma como treinador da equipa de sub-15.

«Xabi Alonso é uma das maiores lendas do Real Madrid e do futebol mundial. Defendeu a nossa camisola em 236 jogos oficiais, entre 2009 e 2014. Durante esse período, conquistou 6 títulos: a 10ª Taça dos Campeões Europeus em Lisboa, 1 Supertaça Europeia, 1 Liga, 2 Taças do Rei e 1 Supertaça de Espanha. (...). Iniciou a sua carreira de treinador nas camadas jovens do Real Madrid, gerindo a equipa Infantil A durante a época 2018-2019, com a qual venceu a Liga e o Torneio dos Campeões», apresenta-o assim o clube.

«Regressa agora ao Real Madrid como um dos melhores treinadores do mundo, depois de ter feito história no Bayer Leverkusen, com o qual ganhou a Liga, a Taça e a Supertaça da Alemanha em três temporadas», destaca.

(atualizado às 11h10)