Maria Tavares está na final do BT50 de Matosinhos, prova que marca o arranque do Portugal Beach Tennis Open e que conta para o circuito mundial. A portuguesa, número 62 do ranking mundial de ténis de praia, vai agora lutar pelo título numa semana que irá culminar com o Sand Series entre sexta-feira e domingo.

Tavares, que compete ao lado da brasileira Beatriz Valério (68.ª) como segundas favoritas, levou a melhor no duelo com a compatriota Victoria Ribeiro e com a letã Aleksandra Kovalova, uma dupla que defendia o estatuto de terceira cabeça-de-série. Os parciais 6-3 e 6-1 resolveram a questão para marcar a luta pelo título com as principais pré-designadas, a espanhola Daniela Perera e a lituana Gabija Druteikaite.

Já no quadro masculino, os irmãos Sousa ficaram pelo caminho nos 'quartos' e deixaram a prova sem portugueses. Mattia Bazzi e Andrea Veronesi, principais favoritos, bateram Miguel Sousa e o francês Maxence Rolland por 6-1 e 6-0, enquanto Martim Sousa e o brasileiro Daniel Canellas caíram frente aos canarinhos Vinicius Font, antigo número um mundial, e Diogo Carneiro, por 6-2 e 6-0.