No Estádio San Mamés, em Bilbau, vão estar mais uma vez duas equipas inglesas a disputar o troféu da Liga Europa: Manchester United e Tottenham.

Este será apenas o terceiro duelo 100% inglês na história das finais da Taça UEFA / Liga Europa. A primeira final remonta a 1972, precisamente na primeira edição da então chamada Taça UEFA. O Tottenham levou a melhor sobre o Wolverhampton, numa decisão a duas mãos. Os Spurs venceram por 2-1 na primeira, no Molineux, e garantiram uma igualdade a um golo na segunda, em White Hart Lane. Martin Chivers foi a figura da eliminatória, com dois golos decisivos.

Mais de quatro décadas depois, em 2019, nova final inglesa voltou a marcar a história da competição, agora já sob a designação de Liga Europa. Em Baku, no Azerbaijão, o Chelsea de Maurizio Sarri goleou o Arsenal por 4-1, numa noite em que o criativo belga Eden Hazard brilhou com dois golos e uma assistência, e Olivier Giroud também deixou a sua marca diante do seu antigo clube. Houve mais dois golos, um de Pedro para os Blues e Iwobi para os Gunners.

Se alargarmos a pesquisa a outras competições europeias, encontramos mais duas finais exclusivamente inglesas, ambas na Liga dos Campeões. A Liga dos Campeões de 2008 foi conquistada pelo Manchester United diante do Chelsea e a de 2019 pelo Liverpool perante o Tottenham.