
Na semana passada surgiram os rumores sobre Jorge Martín poder estar à procura de sair da Aprilia no fim do primeiro de dois anos de contrato. O construtor já veio negar que tal esteja em cima da mesa.
Mas, se acontecesse, não seria uma situação inédita no MotoGP. Um dos casos mais recentes aconteceu com Johann Zarco, que em 2019 decidiu separar-se da KTM a meio da temporada depois de não conseguir sistematicamente ter o desempenho esperado. Mas, no seu entender, são contextos diferentes:
– Não podemos comparar a situação – até eu na altura da KTM. Eu estava a fazer corridas e não estava a ter desempenho, e eu não era campeão do mundo. Então, podia também duvidar das minhas capacidades como piloto. E eu estava assustado sobre esta capacidade de pilotar, perder o que eu consegui sentir no passado quando montei a Yamaha. Eu falei com a KTM, pedindo-lhes que não queria fazer o ano seguinte – «Não tenho outra opção, mas prefiro recomeçar algo do que continuar a ficar com mais dúvidas».
O francês, que acabou por reconstruir a sua carreira, disse ainda: ‘Claramente não é a mesma situação do Jorge, porque ele não pode duvidar dele mesmo – porque ele é campeão do mundo e a forma como ele ganhou o título no ano passado foi incrível. É claro, ele tem sido azarado este ano, mas ele ainda não competiu. Então, estes rumores de ele querer quebrar o contrato, sair ou encontrar um acordo são como que estranhos. É muito difícil, mas não podemos comparar mesmo se quebrámos um contrato. Pelo menos tentámos’.