Johann Zarco concluiu que o novo braço oscilante em carbono da Honda representa uma das atualizações mais promissoras para a RC213V, após testá-lo pela primeira vez durante os ensaios oficiais de MotoGP no circuito de MotorLand.

Depois de vários testes privados com o piloto de desenvolvimento Aleix Espargaró, a Honda introduziu o novo componente de fibra de carbono num contexto oficial, permitindo que Zarco e Joan Mir o experimentassem em pista.

‘Foi o elemento mais interessante que testámos’, afirmou o piloto francês, 17.º na tabela de tempos. ‘Obtivemos uma melhoria de desempenho clara com esta peça. Ainda teremos de esperar um pouco até podermos usá-la em fim de semana de corrida’.

Segundo Zarco, o braço oscilante não apenas melhorou a aceleração, como também trouxe ganhos em fase de travagem: ‘Conseguimos maior controlo da aderência traseira. E, de imediato, os tempos por volta desceram’.

Apesar do progresso, a limitação atual é logística: ‘Vai demorar algum tempo até termos unidades suficientes. Provavelmente só estará disponível para as provas fora da Europa’.

A peça poderá ser uma das chaves para melhorar a competitividade da Honda, depois de uma temporada difícil. No entanto, outros desenvolvimentos técnicos testados em Aragão permaneceram sob sigilo.

‘Estamos a experimentar componentes muito técnicos, já testados anteriormente em Jerez. São áreas que podem abrir portas importantes para 2026’, acrescentou Zarco, sem entrar em detalhes.