
Já arredado da luta pelas competições europeias, o Milan venceu o Monza por 2-0, na última jornada da Serie A. João Félix carimbou uma exibição de bom nível e adulta com um pontapé livre exímio. Em sentido contrário, Rafael Leão não saiu do banco.
O Milan começou o jogo ligado à corrente, mas não inaugurou o marcador devido a um par de defesas seguras de Pizzignacco, a remates de João Félix, aos 3', e de Pavlovic, aos 6'.
Após uns primeiros dez minutos animados, o ritmo do jogo caiu ao mesmo tempo que a claque Curva Sud abandonava San Siro em protesto com a época rubricada pelo clube. Por ocasião da entrada das equipas em campo, os adeptos já tinham brindado os jogadores com uma coreografia pouco simpática.
Até ao intervalo, o Milan, sem Sérgio Conceição no banco, por castigo, esteve muito perto de levar com mais um Baldé de água fria esta época, mas o árbitro da partida anulou um remate vitorioso de Keita por fora de jogo.
Logo no primeiro minuto da segunda parte, Pulisic e Chukwueze acertaram nas malhas laterais da baliza do Monza, após duas jogadas rendilhadas pela nova máquina ofensiva escalada por Sérgio Conceição, que colocou o extremo nigeriano e o jovem Camarda em campo ao intervalo. Apesar da maior fluidez do ataque preto e vermelho, ineficácia continuava a ser a palavra de ordem e nem Reijnders acertava na baliza.
João Félix foi sempre um dos mais inconformados e esteve muito perto de coroar uma boa exibição com um golo aos 60', mas cabeceou à trave. Tanto o cântaro preto e vermelho foi à fonte que acabou por partir, quatro minutos depois.
Na sequência de um pontapé de canto, Chukwueze cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Matteo Gabbia que, à meia volta, inaugurou o marcador. O Milan ganhou confiança com o golo marcado e continuou a rubricar uma segunda parte de bom nível.
Ainda assim, o momento da noite ainda estava para vir. Aos 74', João Félix, na marcação de um livre direto, desferiu um arco do triunfo com o pé direito que tinha como morada o fundo da baliza do Monza. O criativo português despede-se do Milan com dois golos nas duas últimas jornadas.
Até ao final da partida, Maignan rubricou uma excelente defesa após míssil de cabeça de Keita Baldé e segurou o 2-0. Apesar da vitória, o Milan despede-se da época com a pior classificação desde 2015/16. Há nove anos que os rossoneri não terminavam a época fora dos seis primeiros lugares da tabela.