Henrique Rocha fez esta quinta-feira uma das suas melhores exibições de 2025 e apurou-se para a terceira e última ronda da fase de qualificação de Roland Garros. O português de 21 anos, número 201 do Mundo, surpreendeu o chileno Tomás Barrios Vera (110.º), que já tem três finais Challenger esta temporada e colocou-se a um passo de se juntar a Nuno Borges, Jaime Faria e Francisco Cabral (este só em pares) no quadro principal do Grand Slam francês.

O jovem da Maia venceu 7-6(1) e 6-3, em pouco menos de duas horas e depois de ter sobrevivido a um primeiro set duríssimo. Rocha virou uma desvantagem de 3-1 e deixou tudo equilibrado até ao tie-break, mesmo depois de não aproveitar três set points a 6-5. No desempate foi implacável e levou esse embalo para a segunda partida, onde começou forte e abriu uma vantagem de 4-0. Barrios Vera acordou e venceu 12 de 13 pontos para fazer 3-4 e deixar Rocha a abanar, mas o português reagiu e venceu os últimos dois jogos para triunfar em sets diretos.

Rocha repete a terceira ronda do qualy que tinha atingido no Australian Open, mas agora irá à procura de dar mais um passo para entrar mesmo no quadro. Para tal terá de bater o francês Luca Van Assche (179.º), também de 21 anos mas já antigo top 70 mundial, antes de cair na classificação devido a muitas lesões.

Esta quinta-feira ficou ainda a saber-se a sorte de Nuno Borges e Jaime Faria no quadro principal do torneio francês. O número um nacional defronta um qualifier ou lucky loser (que até pode ser... Rocha), ao passo que o segundo melhor tenista nacional encara o norte-americano Jenson Brooksby, ex-top 40, atual 105.º e recentemente campeão do ATP 250 de Houston.

Cabral brilha em pares

Francisco Cabral, de 29 anos, acompanhado pelo austríaco Lucas Miedler, alcançou uma vitória fantástica a caminho das meias-finais do ATP 250 de Genebra, na Suíça. A dupla luso-austríaca derrotou os australianos Matt Ebden e John Peers, campeões de Grand Slam e terceiros cabeças-de-série, por 6-1, 3-6 e [10-7], confirmando o excelente momento de forma em que se encontram! É a 15.ª vitória nos últimos 17 encontros para os campeões do ATP Challenger 175 de Bordéus.