Helmut Marko Admite que Max Verstappen Pode Sair da Red Bull Devido a uma ‘Cláusula de Desempenho’

O conselheiro da Red Bull Racing, Dr. Helmut Marko, reconheceu que o contrato atual de Max Verstappen não obriga totalmente o piloto holandês à equipa até 2028. Verstappen, atualmente um campeão mundial quatro vezes, tem sido alvo de amplas especulações sobre o seu futuro, com rumores a sugerirem que equipas como a Aston Martin e a Mercedes estão de olho na estrela de 27 anos para 2026.

Embora o contrato de Verstappen vá até 2028, Marko admitiu que existem cláusulas de desempenho que poderiam permitir ao holandês deixar a equipa se a Red Bull não conseguir manter a sua vantagem competitiva. Marko não se aprofundou nos pormenores das cláusulas, mas afirmou que não estava preocupado com tal cenário, especialmente com as futuras unidades de potência internas da Red Bull, que prometem manter a equipa em forte contenda.

“Existem cláusulas de desempenho. Mas vamos assumir que não estamos realmente em desvantagem em termos de motor,” disse Marko à OE24.

Apesar disso, Marko enfatizou que a Red Bull está totalmente focada em garantir um quinto título mundial consecutivo com Verstappen, uma conquista que não conseguiram alcançar durante o tempo de Sebastian Vettel na equipa. “Queremos o 5º título mundial consecutivo, é nisso que estamos totalmente focados. Não conseguimos isso com o Vettel,” disse Marko.

A Red Bull, que enfrentará uma forte concorrência da Ferrari e da McLaren na próxima temporada, continua determinada a fornecer a Verstappen um carro competitivo. No entanto, se não conseguirem, Verstappen poderá considerar procurar oportunidades em outros lugares quando o seu contrato expirar.

Com o início da temporada de 2025, a Red Bull e Verstappen estão totalmente focados em manter a sua dominância na frente da grelha. No entanto, com o futuro ainda incerto, a presença da cláusula de desempenho adicionou uma camada de intriga ao compromisso a longo prazo do holandês com a equipa.