
O ciclista português Rafael Reis (Anicolor-Tien21) venceu esta quinta-feira o prólogo do Troféu Joaquim Agostinho, batendo o seu próprio recorde no percurso do Turcifal para vestir a camisola amarela.
Foi a nona vez que a corrida começou com este prólogo de oito quilómetros no Turcifal (Torres Vedras) e, pela quinta vez, Rafael Reis foi o vencedor, cumprindo o percurso em 09.49 minutos.
O vice-campeão nacional de contrarrelógio retirou cinco segundos ao seu anterior recorde naquele trajeto (09.54), estabelecido no ano passado, para bater o compatriota Tiago Antunes (Efapel), segundo, a 17 segundos.
O terceiro foi o russo Artem Nych, também da Anicolor-Tien21, a 21 do seu colega de equipa, com o campeão da Volta a Portugal de 2022, o uruguaio Mauricio Moreira (Efapel), a ser quarto, a 26.
Reis lidera a geral com as mesmas diferenças registadas no prólogo, com o pódio da geral a ficar completo com Antunes e o campeão da Volta2024.
Na sexta-feira, a primeira etapa em linha liga Arruda dos Vinhos a Sobral de Monte Agraço, no total de 181,4 quilómetros.
O Trófeu Joaquim Agostinho, que hoje arrancou, decorre até domingo.