Frederico Varandas deu durante a noite desta sexta-feira uma entrevista à Sporting TV, onde abordou a atualidade do clube de Alvalade.

Frederico Varandas, atual presidente do Sporting, concedeu uma entrevista à Sporting TV, onde falou sobre alguns temas relacionados com a turma de Alvalade. O dirigente assumiu que o critério aplicado aos leões e aos rivais é diferente:

«Considero que o critério de arbitragem que o Sporting é alvo nos seus jogos é diferente para os nossos rivais que lutam pelos mesmos objetivos».

O presidente assumiu que os árbitros são bem tratados em Alvalade:

«Em Alvalade o árbitro é bem tratado e deve ser assim. Enquanto estivermos os árbitros vão ser bem tratados. Ninguém desce para os intimar, têm todas as condições para trabalhar ali e vão ter sempre. Fico muito contente de ver um árbitro chegar a alvalade e ser livre no seu trabalho».

Frederico Varandas abordou a expulsão de Diomande frente ao FC Porto:

«O Sporting revê-se nesta forma de estar. Um jogador pode encostar a cabeça a um árbitro e não acontece nada. Um jogador nosso encosta a cabeça a um jogador rival (mal só pelo encosto tem de jogar o cartão amarelo) e esse jogador simula uma agressão e o outro é expulso. Contra o Arouca, marca-se penálti por empurrões. Este é o critério? Tudo bem. Há matéria de facto para marcar, tudo bem, mas custa me entender na mesma jornada o FC Porto ganhar 1-0 com um golo em que por acaso no lance há um empurrão grosseiro e o VAR desvaloriza. Em Alvalade, o nosso capitão agarra-se e marca penálti, dá amarelo. Este critério faz confusão».

O dirigente falou de um erro de arbitragem:

«Duas jornadas atrás, o outro nosso rival teve um penálti por mão. Ao minuto 90, na mesma zona, um jogador do Benfica faz um gesto muito mais grosseiro do que o jogador do Moreirense tinha feito e não houve critério igual».

Frederico Varandas admitiu que o campeonato poderia estar decidido:

«A verdade que é mais ponto menos ponto este campeonato estaria decidido, segundo os ex-árbitros. Estamos a falar de muitos pontos de diferença e o Sporting sente que não tem havido esse critério».

O presidente criticou uma postura do FC Porto e abordou uma decisão de Tiago Martins:

«Começou a falar na arbitragem na nossa forma de estar, mas apelo também aos árbitros da forma como reagem a determinados tipos de comunicação. Lembro-me no Famalicão x FC Porto de anular um golo ao FC Porto e marca um penálti ao Famalicão. A decisão foi correta. Unânime. O FC Porto perdeu pontos e fez aquela comunicação que a culpa era dos árbitros, a atirar poeira. Não me revejo nisso. Tudo a bater no Tiago Martins, que decidiu bem. Passado alguns jogos, arbitrou o Nacional x FC Porto e logo ao início do jogo, houve uma entrada perigosa para cartão vermelho e o Tiago Martins mostrou amarelo. Um lance em que não tenho dúvida de um árbitro que é dos melhores Vars foi condicionada por não reagir a este tipo de comunicações. Naquele momento, os clubes que se identificam com esse tipo de comunicação fazem isso».

Poder ler AQUI a entrevista completa.