O Sunderland está de regresso à Premier League, oito anos depois. Os black cats venceram o favorito Sheffield United por 2-1 na final do play-off do Championship, decidida apenas nos últimos minutos.

Apesar do apito final ter espoletado a festa vermelha e branca, o jogo não começou de feição para o Sunderland. Logo aos 3', o médio-centro Luke O'Nein caiu no relvado lesionado e obrigou a que o jogo fosse parado durante cinco minutos.

Tyrese Campbell agravou a primeira parte para esquecer do Sunderland, ao inaugurar o marcador aos 25'. Após o avançado inglês ter finalizado de forma sublime uma transição rápida, o Sheffield assumiu o controlo da partida e voltou a marcar, nove minutos depois. Para mal dos pecados do jovem Harrison Burrows, o golo foi anulado por fora de jogo.

A vantagem de um golo do Sheffield verificada ao intervalo prolongou-se até aos 76'. Eliezer Mayenda, jovem de 21 anos do Sunderland, vestiu a capa de herói ao desferir um remate que beijou o canto superior da baliza adversária e voltou a empatar as contas.

Quando os mais de 80 mil adeptos presentes em Wembley já estavam a pensar em prolongamento, Tom Watson arriscou um remate de veludo, com a potência suficiente para devolver o Sunderland à Premier League, após oito duras épocas. A loucura foi tanta que até o lesionado O'Nien se juntou aos festejos, mesmo de braço ao peito.

Após duas descidas consecutivas no último lugar da Premier League e do Championship, em 2021/2022 o Sunderland ainda militava na League One. Três anos depois, os black cats regressam à elite do futebol inglês, com o Newcastle à espera para reacender uma das maiores rivalidades do Reino Unido.

Já o Sheffield United, após terminar a fase regular na terceira posição e amealhar 90 pontos, permanece no Championship pela segunda época consecutiva.