
O FC Porto entrou a vencer na meia-final do playoff da Liga Betclic, triunfando sobre o Sporting (91-81) na disputa a melhor de cinco jogos. No entanto, os dragões nem sempre tiveram a tarefa facilitada na Dragão Arena, até porque estiveram em desvantagem durante os dois primeiros períodos do encontro, estando até a perder, numa ocasião, por 12 pontos.
"É sempre importante começar com uma vitória nos playoffs, temos de saber encarar os momentos difíceis, tivemos muitos momentos complicados durante o jogo, mas conseguimos insistir", começou por avaliar o técnico do FC Porto, Fernando Sá, a Record, logo após o encontro, salientando que o triunfo se deveu à "reação após a perda da vantagem": "Temos realmente que encarar os próximos jogos com a maior seriedade, não podemos interiorizar o facto de o Sporting dizer que este é um ano zero, não é. O Sporting quer, com todo o direito, eliminar-nos e temos de estar preparados de forma intensa, concentrada e da forma como nos mostrámos no 3º e 4º período, porque tivemos mais vantagem nos ressaltos e lançamentos."
O segredo do triunfo. "Os jogadores acreditaram neles mesmos e nos colegas. Deram-nos soluções que não estávamos a ter em desvantagem no marcador. Quando partilhámos mais a bola, começámos a criar mais situações de lançamentos e com melhores percentagens. Tivemos melhores transições e conseguimos estar concentrados em termos defensivos. Isso foi fundamental."
Que falta faz o Tanner Omlid, lesionado? "Tem um papel importante, tal como todos os outros. Já fizemos vários jogos sem o Tanner Omlid e vencemos. Traz muita energia ao jogo, mas quando a equipa está concentrada consegue superiorizar-se à falta dele. Temos de vencer, seja com quem for."
O que transportar para o jogo de domingo? "Responsabilidade e seriedade, é assim que temos de encarar o jogo desde o primeiro minuto."
O treinador do Sporting, Luís Magalhães, não se disponibilizou para prestar declarações no final do encontro.