Os poucos dias de férias dos jogadores do FC Porto serviram para recarregar baterias para o Mundial de Clubes. As portas do Olival abriram-se esta terça-feira à tarde para Martín Anselmi dar o pontapé de saída na preparação da prova nos Estados Unidos. Como se esperava, o treinador argentino teve o grupo completo. Foram convocados 10 futebolistas da formação, embora neste primeiro dia apenas nove tenham estado no centro de treinos dos azuis e brancos em Vila Nova de Gaia. Estas promessas foram integradas para serem observadas. Será feita uma triagem destes elementos para, possivelmente, levar alguns ao Mundial de Clubes.

Gabriel Brás, Luís Gomes, Dinis Rodrigues, Kaio Henrique, Domingos Andrade, André Oliveira, Gil Martins, Tiago Andrade e Brayan Caicedo, da equipa B, treinaram às ordens de Martín Anselmi. Devidamente autorizado, João Teixeira esteve ausente e vai juntar-se ao restante grupo na manhã desta quarta-feira.

Vasco Sousa sem limitações

O FC Porto deu Vasco Sousa como completamente recuperado, o que significa que o médio já trabalha com o grupo sem necessidade de vigilância médica. Há cerca de três semanas, Vasco Sousa passou a trabalhar condicionado, mas com a perspetiva de iniciar este primeiro ciclo preparatório já sem amarras clínicas. E assim aconteceu. De recordar que o médio esteve três meses a recuperar de uma intervenção cirúrgica de redução de uma fratura no perónio da perna direita. A grave lesão ocorreu frente ao Farense, na 22.ª jornada da Liga, num jogo que terminou com vitória do FC Porto por 0-1, na sequência de uma entrada de Zé Carlos, que foi expulso. Marko Grujic, em tratamento, continua a ser o único nome no boletim clínico.

Em breve, os internacionais irão juntar-se às respetivas seleções. Diogo Costa e Mora (Portugal), Samu (Espanha) e Stephen Eustáquio (Canadá) compõem esse grupo. Marc Brys, selecionador dos Camarões, também alinhou Danny Namaso para os jogos particulares frente ao Uganda (6 de junho) e à Guiné Equatorial (9 de junho) em Marraquexe, Marrocos, mas a chamada do atacante foi feita fora de horas, pelo que permaneceu no Porto. No caso de Eustáquio, o médio vai jogar na edição inaugural do Canadian Shield Tournament. Os norte-americanos vão receber a Ucrânia (7 de junho, 20h00) e a Costa do Marfim (11 de junho, 01h30) no BMO Field, em Toronto. Após concluir a sua participação na seleção, seguirá direto para o estágio da equipa nos Estados Unidos.

Nesta edição do Mundial de Clube, que reúne 32 equipas, o FC Porto vai medir forças com Palmeiras de Abel Ferreira, em Nova Jérsia (15 de junho, 23h00), com Inter Miami de Messi em Atlanta (19 de junho, 20h00) e com os egípcios do Al Ahly, novamente no MetLife Stadium (24 de junho, 02h00). Se passarem a fase de grupos, os azuis e brancos vão jogaros oitavos de final no dia 28 de junho, estando a final marcada para 13 de julho, MetLife Stadium.