
A etapa rainha da Volta a Itália provocou algumas novidades na Volta a Itália, com os dois principais candidatos a ficarem fora da luta pela camisola amarela, à entrada para a última semana da prova.
Depois de Primoz Roglic (Red Bull) ter desistido durante o percurso devido a queda, mais uma, Juan Ayuso (Emirates) perdeu o comboio do grupos dos favoritos na penúltima contagem de montanha de primeira categoria - cortou a meta ao lado de Afonso Eulálio (Bahrain), a mais de 14 minutos do vencedor - , sendo que na derradeira subida, a 3.7 quilómetros da meta, foi a vez de Isaac del Toro (Emirates) mostrar fragilidades quando Richard Carapaz (EF Education) e Simon Yates (Visma) atacaram. Mas o mexicano conseguiu resistir à perda da liderança.
14
minutosNuma etapa em que vingou a fuga, Christian Scaroni e Lorenzo Fortunato, ambos da Astana, cortaram a meta de mãos dadas, sendo que Richard Carapaz fê-lo no quarto lugar, a 1.10 minutos. Simon Yates foi oitavo, a 1.52 miFortunato e
Feitas as contas da geral após a etapa rainha, Isaac del Toro mantém a camisola rosa, agora com 26 segundos sobre Simon Yates e 31 para Richard Carapaz. Já Juan Ayuso é agora 17.º (a 13.27 minutos), após ter iniciado a etapa no terceiro lugar.
A etapa desta quarta-feira é outra prova de fogo à liderança de Isaac del Toro, com passagem pelo mítico Mortirolo.
26
segundos