
Erik Jones, o piloto da NASCAR com uma paixão fervorosa pelos tradicionais ovais intermédios, está a causar sensação no mundo das corridas com a sua postura audaciosa sobre a direção que o desporto deve tomar com o carro Next Gen.
Jones, um defensor convicto de um maior foco nas pistas intermédias, tem sido vocal sobre a sua preferência por estes ovais clássicos em detrimento do recente aumento de eventos em circuitos de estrada. Enquanto alguns pilotos abraçaram a variedade que estas novas pistas trazem, Jones mantém-se enraizado no seu amor pela ação em alta velocidade e pela adrenalina dos ovais de uma milha e meia.
Numa declaração franca, Jones expressou as suas opiniões sobre o panorama atual da NASCAR, destacando a sua crença de que o carro Next Gen não tem correspondido ao seu potencial em circuitos de estrada em comparação com o seu antecessor. Com uma visão clara em mente, Jones propôs um calendário revisto que inclui uma mistura de ovais intermédios, pistas icónicas como Watkins Glen e até um circuito urbano para apimentar as coisas.
Apoiado por estatísticas sólidas, o desempenho de Jones nos ovais intermédios fala por si, com a sua melhor média de classificações a ocorrer nestas pistas. Em contraste, as suas dificuldades em circuitos de estrada são evidentes, refletindo-se na sua média de classificações menos favorável nessas corridas.
Apesar de ter enfrentado desafios na temporada anterior, Jones mostrou uma melhoria notável este ano, garantindo classificações impressionantes em circuitos intermédios e superspeedways. O seu colega de equipa, John Hunter Nemechek, também tem sido uma força forte, contribuindo para o ressurgimento da equipa nas classificações.
À medida que Jones continua a advogar por uma mudança de foco para a ação emocionante das pistas intermédias com o carro Next Gen, a sua influência na direção futura da NASCAR não pode ser ignorada. Com o seu compromisso inabalável às suas raízes nas corridas e a sua determinação em lutar por mudanças, Erik Jones é uma força a ter em conta dentro e fora da pista, moldando a narrativa da evolução da NASCAR.
STATISTICS
Erik Benjamin Jones (nascido a 30 de Maio de 1996) é um piloto profissional de corridas de stock car americano. Compete a tempo inteiro na NASCAR Cup Series, conduzindo o Chevrolet Camaro ZL1 número 43 para o Legacy Motor Club. Para iniciar a sua temporada de 2020, Jones venceu o Busch Clash no Daytona International Speedway. Jones ganhou o Bojangles’ Southern 500 de 2019 no Darlington Raceway e garantiu o seu lugar nos Playoffs da NASCAR. Jones conquistou a sua primeira vitória na Cup ao ultrapassar Martin Truex Jr. em Daytona em Julho de 2018. Jones recebeu sucessivos prémios de Rookie do Ano da Sunoco em todas as três divisões nacionais da NASCAR — 2017 na Cup, 2016 na Xfinity Series e 2015 na Gander RV & Outdoors Truck Series. Temporada Atual: 8 pódios, 3 vitórias em corridas, 2 pole positions. Classificação do campeonato: 2º lugar com 285 pontos. Melhores tempos de volta: Recordes de setor em 4 circuitos. Vitórias na carreira: 25 vitórias em 180 corridas. Prémios de volta mais rápida: 12 voltas mais rápidas na carreira. Desempenho da equipa: Líder do campeonato de construtores.