Fabio Quartararo revelou ter alterado radicalmente a sua abordagem à condução, apostando na eletrónica para encontrar performance numa Yamaha que considera “perigosa” de pilotar.

O piloto francês mostrou-se satisfeito com os progressos alcançados em relação ao dia anterior, numa pista onde a Yamaha tem enfrentado dificuldades significativas. Questionado sobre as melhorias implementadas, Quartararo foi direto: ‘Sim, claro. Bem, era difícil não melhorar e depois, era, sabem, era perigoso ontem pilotar a moto como a tínhamos e hoje está muito melhor’.

O trabalho desenvolvido pela equipa tem-se centrado numa área específica que o piloto considera fundamental para o futuro. ‘Estamos a trabalhar de uma forma boa e este trabalho que fazemos aqui é realmente importante porque em algumas pistas já acontece um pouco o tipo de estilo que acontece aqui. Então, como em Misano, na Austrália acontece, então é bom’, explicou o francês.

Quando a imprensa questionou sobre os aspetos técnicos das mudanças, Quartararo revelou a chave do progresso: ‘Eletrónica. Eletrónica. Eletrónica que, este ano sinto como é importante porque mudei completamente o meu estilo de pilotagem pelo acelerador e as configurações’. O piloto número 20 mostrou-se surpreendido com o impacto das alterações: ‘E assim que mudas algo podes realmente sentir uma diferença e nunca esperei ter tanto ganho pela eletrónica’.

Para a corrida principal de domingo, o atleta mantém expectativas realistas mas ambiciosas. ‘Acho que realisticamente amanhã podemos terminar entre sete e dez. Claro, quero melhor, mas, sabem, não vou dizer que quero lutar pelo pódio porque estamos a limpar mais a base. Mas entre sete e dez, acho que podemos estar bastante felizes’, concluiu.