
É uma situação muito pouco habitual, uma vez que quem vence uma segunda divisão sobe automaticamente à primeira, o que impede qualquer equipa de revalidar o título. No entanto, aconteceu na Polónia. A BOLA conta-lhe a história.
No início da temporada 2007–08, o Widzew Lodz foi comprado por Sylwester Cacek, um dos homens mais ricos da Polónia, empresário conhecido por sua atuação no setor bancário e na indústria de restaurantes.
Pouco depois, em janeiro de 2008, quando ainda participava na segunda divisão, o clube foi condenado pela federação polaca à despromoção administrativa devido a envolvimento num escândalo de corrupção.
Apesar desta sanção, o Widzew teve uma reação desportiva impressionante: sagrou-se campeão naquele mesmo ano, o que evitou a descida ao terceiro escalão — numa situação normal, subiria à primeira divisão, mas, assim, com justiça desportiva ativada, foi simplesmente autorizado a permanecer no mesmo escalão, anulando-se a despromoção administrativa — e, mesmo com uma penalização de seis pontos na temporada seguinte, conseguiu novamente terminar em primeiro, revalidando o título. Com isso, garantiu a promoção à primeira divisão polaca, a Ekstraklasa, na temporada 2009-10.
Mais tarde, no entanto, o clube enfrentou dificuldades financeiras que culminaram numa nova despromoção em 2013/14, após quatro temporadas na Ekstraklasa. A situação agravou-se e, no final da época 2014–15, o Widzew Lodz terminou no último lugar e acabou por entrar em falência.