
A Pramac Yamaha chega ao Grande Prémio de Itália sob um clima de renovação e pressão. Enquanto Jack Miller e Miguel Oliveira recebem novas evoluções técnicas e uma decoração especial nas motos, os bastidores sugerem que os dois pilotos estão numa luta direta pelo segundo lugar na equipa para 2026, ao lado de Toprak Razgatlıoğlu.
A equipa revelou que ambos terão um novo motor, aerodinâmica revista, ajustes de eletrónica e afinação. As melhorias são orientadas para corrigir falhas conhecidas da M1, sobretudo a perda de tração em curva e o desgaste precoce dos pneus. Mas, mais do que melhorias técnicas, este fim de semana pode funcionar como uma avaliação interna.
Ambos os pilotos participaram em testes recentes em Aragão e Barcelona, com Miller a admitir que ‘testámos várias evoluções que planeamos usar já este fim de semana’. Já Miguel Oliveira reforça: ‘Andamos a crescer em cada corrida, e estou muito motivado para mostrar progresso aqui’.
Mugello, palco de tradição e exigência, surge assim como teste decisivo. Oliveira já brilhou aqui com a KTM em 2021 (2.º), enquanto Miller nunca foi além do sexto lugar. Com Toprak já confirmado na equipa para o próximo ano, os resultados deste fim de semana poderão influenciar quem o acompanha em 2026.
A cereja no topo do bolo é a nova decoração das motos, que celebra os 10 anos da Prima. Mas para os dois pilotos, a prioridade está longe da estética: a luta por um lugar no futuro da Pramac Yamaha está oficialmente em marcha.
E desengane-se quem pensar que Oliveira ter «vantagem» sobre Miller do ponto de vista contratual pode ser efetivamente decisivo, já que Paolo Pavesio avisou que ambos os pilotos iriam estar sobre escrutínio apertado até à paragem de verão!