Marco Bezzecchi surpreendeu na sexta-feira do GP Solidário de Barcelona de MotoGP, ao fazer o segundo melhor tempo do Treino. Ficou a apenas 0,080s de Francesco Bagnaia (Ducati).

O piloto da Pertamina Enduro VR46 explicou que teve de se adaptar durante o primeiro treino livre, melhorando a pilotagem na sessão da tarde:

Foi um dia positivo. Desde maio quando aqui viemos pela primeira vez este ano, até hoje, trabalhámos muito durante o ano e a nossa afinação de base é diferente da última vez. Portanto, esta manhã precisei de me adaptar particularmente, eu estava a pilotar de forma um bocado agressiva demais. Mas esta tarde eu comecei a pilotar suavemente e a moto funciona um bocado melhor.

Questionado sobre se a aderência mais baixa o ajuda em travagem, Bezzecchi explicou: ‘Não, a baixa aderência também não ajuda em travagem. Mas a Michelin trouxe uma especificação mais macia para a traseira que está a ajudar muito na travagem – na travagem a direito em especial para mim. Ainda a sinto a empurrar, particularmente na parte final da travagem e na parte neutra da travagem para a aceleração – no geral, nas curvas longas como a 3, 4, 9, 12, 13, 14. Mas com estas condições, com temperaturas mais baixas, é difícil pôr temperatura no pneu também, por isso o nível de aderência é um bocado mais baixo comparando a maio. Por isso, seguramente ajuda-me um bocado’.