Em 2024, Jorge Martín conseguiu um feito inédito, ao ser campeão de MotoGP numa equipa satélite (a Pramac Racing). A última vez que alguém o tinha conseguido foi Valentino Rossi, na era 500cc em 2001.

Davide Brivio é chefe de equipa da Trackhouse – satélite da Aprilia, e acredita que pilotos de equipas independentes alcançarem títulos é mais possível hoje em dia:

Penso que será cada vez mais possível no futuro o MotoGP mudar. No passado, as equipas oficiais tinham as melhores motos e os melhores pilotos, enquanto nas satélites existiam jovens ou aqueles com menos talento. Nos últimos dois ou três anos, as equipas independentes têm motos oficiais, aplica-se a nós e a todos os outros.

O experiente italiano salientou ao site GPOne.com que o desafio da Trackhouse é lutar para poder ser campeã tal como Martín e a Pramac: ‘É o nosso desafio, tentaremos tirar proveito dos resultados do Raúl [Fernández] e do Ai [Ogura] e lutar. A vitória do Martín e da Pramac foi algo excecional, mas irá acontecer outra vez, o nosso desafio é fazê-la acontecer outra vez’.