David Alonso foi recentemente distinguido na Colômbia como Atleta do Ano, pelos seus feitos no Moto3 em 2024. Os Prémios Altius foram atribuídos na segunda-feira.
Na categoria Não Olímpica, o campeão do mundo de Moto3 foi o eleito como Atleta do Ano. Apesar de ter nascido e vivido sempre em Espanha, Alonso sempre optou pela nacionalidade colombiana, que tem graças à mãe.
E, deste modo, foi o primeiro colombiano a alcançar um título nos Mundiais de motociclismo. Em declarações ao site oficial do Comité Olímpico da Colômbia, o novo piloto de Moto2 afirmou: ‘Para mim, significa muito, não só que a Colômbia me esteja a entregar um prémio, como também entregar o seu afeto, e isso para mim é muito importante, porque tenho o apoio de todo um país’.
Apesar de ser um desporto aparentemente individual, Alonso dedicou este prémio a quem o ajudou: ‘Por trás deste prémio há muitas pessoas que me ajudaram a não me render e a tirarem-me as dúvidas quando havia algum receio. Este reconhecimento é para a minha família e para todos os colombianos, porque em cada circuito ao qual eu ia, havia uma bandeira a ondular e não se cansavam de torcer’.