A campanha da Hyundai no Campeonato Mundial de Rally de 2024 terminou em desilusão, uma vez que a Toyota conquistou o título de fabricantes na final da temporada no Japão. Embora o acidente custoso de Ott Tänak no dia final tenha roubado as manchetes, o diretor da equipa Hyundai, Cyril Abiteboul, foi rápido a enfatizar que um campeonato não é decidido por um único incidente. E ele está certo. A temporada de 2024 da Hyundai foi uma história de oportunidades perdidas, erros estratégicos e, indiscutivelmente, uma falha em aproveitar totalmente a sua arma secreta: Dani Sordo.


Sordo: O Elo Esquecido

Dani Sordo, o veterano que ajudou a Hyundai a garantir títulos de fabricantes em 2019 e 2020, foi conspicuamente subutilizado em 2024. Participando apenas em três eventos de 13, Sordo contribuiu com pontos cruciais sempre que foi chamado, mas nunca teve oportunidades suficientes para fazer uma verdadeira diferença.

A capacidade do espanhol de atuar como uma rede de segurança confiável foi evidente. Em Portugal, Sardenha e Grécia, ele entregou quando mais importava, intervindo quando os pilotos principais Neuville ou Tänak falharam. No entanto, a decisão da Hyundai de limitar as suas aparições levantou questões. Teria mais tempo de pista para Sordo inclinado a balança a favor da Hyundai?


Os Números Contam a História

A Hyundai confiou fortemente em Thierry Neuville em 2024, e o belga respondeu com uma consistência inigualável. Em 39 oportunidades de marcar pontos ao longo da temporada, Neuville contribuiu 92,3% das vezes—de longe a taxa de acerto mais alta entre todos os pilotos.

Mas enquanto Neuville carregava a equipa, o terceiro carro—alternado entre os pilotos a tempo parcial Sordo, Andreas Mikkelsen e Esapekka Lappi—não conseguiu fornecer o apoio consistente necessário para vencer um título. Sordo, apesar das aparições limitadas, provou o seu valor com desempenhos fortes na Sardenha e na Grécia, enquanto Lappi e Mikkelsen lutaram com o ritmo, fiabilidade e erros dispendiosos.


O que correu mal com a estratégia da Hyundai?

A abordagem da Hyundai em relação ao terceiro carro parecia desalinhada com as exigências de uma luta pelo título apertada. As performances de Lappi foram erráticas, e Mikkelsen foi utilizado em ralis que não se adequavam ao seu conjunto de habilidades. Entretanto, Sordo, um ativo comprovado tanto em terra como em asfalto, foi deixado de lado durante grande parte da temporada.

Em ralis como Monte Carlo, Croácia, Europa Central e Japão, a presença de Sordo poderia ter proporcionado a estabilidade e a margem de pontos que a Hyundai precisava desesperadamente. O seu historial de evitar erros não forçados e de se destacar sob pressão foi uma omissão flagrante em eventos críticos onde a Hyundai precisava de uma apólice de seguro.


O Caso para o Papel Expandido de Sordo

O historial de Sordo fala por si. Em 2019, ele pontuou em oito de nove ralis, incluindo uma vitória surpreendente na Sardenha. Em 2020, as suas performances no final da temporada foram cruciais para garantir o segundo título de construtores da Hyundai. Mesmo como piloto a tempo parcial em 2021 e 2022, Sordo conseguiu cinco pódios consecutivos, demonstrando a sua consistência e fiabilidade.

A limitada campanha de Sordo em 2024 contrasta fortemente com o seu historial de entrega quando mais importa. A sua ausência em ralis-chave este ano, particularmente aqueles com altas taxas de abandono ou condições imprevisíveis, pode ter custado à Hyundai o título.


O Que Vem a Seguir para a Hyundai e Sordo?

À medida que a Hyundai se prepara para a temporada de 2025, enfrenta uma decisão crítica: como alocar o terceiro carro de forma a maximizar as suas hipóteses de campeonato. O futuro de Sordo é incerto, mas as suas contribuições para o sucesso da Hyundai não podem ser ignoradas.

O próprio espanhol expressou o desejo de ter clareza e uma despedida adequada, insinuando que 2024 pode não ser a sua última temporada. Quer a Hyundai lhe dê outra oportunidade ou não, Sordo cimentou o seu legado como um dos pilotos mais fiáveis e subestimados na história do WRC.


Uma Oportunidade Perdida

A campanha da Hyundai no WRC de 2024 será lembrada como uma temporada de quase-acertos e “e se”. Embora o acidente de Tänak no Japão tenha sido o golpe final, a verdadeira história reside na incapacidade da Hyundai de aproveitar plenamente os seus recursos. Dani Sordo, o jogador de equipa por excelência, foi subutilizado numa temporada em que a sua mão firme poderia ter feito toda a diferença.

Enquanto a equipa reflete sobre o que correu mal, uma coisa é clara: no mundo de alto risco dos ralis, às vezes a melhor maneira de avançar é apoiar-se nas forças do passado. Para a Hyundai, essa força era Dani Sordo—um piloto que podem desejar ter chamado mais vezes em 2024.