À medida que se aproxima a temporada NASCAR de 2025, Chase Briscoe está a entrar num mundo completamente novo. Depois de passar anos na Stewart-Haas Racing (SHR), o jovem de 30 anos encontra-se agora na Joe Gibbs Racing (JGR), assumindo o Número 19 Toyota Camry do veterano Martin Truex Jr., que se retira.
Esta mudança marca uma mudança definidora de carreira—de uma equipa que lutou para se manter à tona antes de encerrar o seu programa na Cup Series para uma das organizações mais dominantes na história da NASCAR. Mas a transição de Briscoe não tem sido fácil, pois rapidamente percebeu que a JGR opera em um nível completamente diferente.
A Curva de Aprendizagem de Briscoe: Dentro da Abordagem Baseada em Dados da JGR
O companheiro de equipa de Briscoe, Christopher Bell, que está na JGR desde 2021, esclareceu quão diferente é a vida dentro do campo Gibbs—e o quanto Briscoe está a ter dificuldades em acompanhar.
“Está cheio de pessoas altamente intelectuais que estudam muito sobre o nosso desporto, certo?” disse Bell a Claire B. Lang. “Os nossos engenheiros, os nossos chefes de equipa—há uma atenção ao detalhe que tem sido normal para mim. Mas, sabes, ao ouvir o Chase, algumas coisas não são normais para ele.”
JGR não apenas reage ao desempenho no dia da corrida—eles preveem-no através de uma análise de dados meticulosa e uma pesquisa extensa. Para Briscoe, que veio da abordagem mais tradicional de resolução de problemas da SHR, é um mundo completamente novo.
Bell notou que Briscoe está a abraçar o desafio, mas ainda é uma adaptação.
“Sinto que, apenas ao falar com o Chase, é um pouco onde ele está. Ele está pronto para conduzir o carro e dar feedback sobre o que está a sentir e ver onde se encaixa nisso.”
Joe Gibbs: Um Líder Prático Como Nenhum Outro
Para Briscoe, as diferenças não estão apenas na sala de engenharia—começam no topo.
Quando um fã no Reddit lhe perguntou sobre a maior diferença entre a SHR e a JGR, Briscoe apontou para o intenso envolvimento do proprietário da equipa, Joe Gibbs.
“Diria que a maior coisa é como o Coach está extremamente envolvido no dia-a-dia e como ele está sempre na oficina.”
Este nível de liderança e supervisão direta é algo que Briscoe nunca experimentou na SHR, onde muitas vezes era deixado para resolver as coisas por conta própria.
Agora, ele faz parte de uma equipa que exige resultados, dados e precisão a cada momento.
Will Briscoe Prosperar ou Lutar Sob as Expectativas da JGR?
O talento de Briscoe é inegável—ele provou isso na Xfinity Series, onde ganhou nove corridas em 2020. Mas o sucesso na Cup Series tem sido mais difícil de alcançar.
As suas estatísticas em quatro temporadas na SHR:
- 1 vitória (Phoenix, 2022)
- 9 classificações no top-5
- 30 classificações no top-10
- Sem corridas nos playoffs além da Ronda dos 8
Na JGR, a mediocridade é inaceitável.
Com três campeonatos consecutivos na era Next Gen (cortesia da Team Penske), Joe Gibbs Racing precisa que Briscoe entregue resultados imediatamente se quiser recuperar a sua dominância.
2025: O Ano Decisivo para Chase Briscoe
A transição de Briscoe não é apenas sobre se adaptar a um novo carro—é sobre se adaptar a uma nova mentalidade. Se ele conseguir abraçar a cultura orientada por dados da JGR, trabalhar em perfeita harmonia com os engenheiros, e entregar resultados na pista, ele poderá florescer no Toyota nº 19.
Mas se a curva de aprendizagem se mostrar demasiado íngreme, a JGR não tem falta de jovens talentos à espera.
Será que Briscoe vai aceitar o desafio e assegurar o seu lugar na JGR, ou será que isto será um experimento de curta duração no ambiente mais exigente da NASCAR?
Uma coisa é certa—a pressão está em cima.