
Toto Wolff, o cérebro por trás do sucesso da Mercedes na Fórmula 1, está agora a enfrentar as consequências do que um dia pensou ser uma jogada brilhante. A decisão de fornecer motores Mercedes à McLaren está agora a assombrar Wolff, à medida que a McLaren se torna uma força dominante no mundo das corridas.
A recuperação da McLaren nos últimos anos tem sido nada menos que espetacular, com os seus carros movidos a Mercedes a levá-los a vitória após vitória. A reunião entre a McLaren e a Mercedes para a temporada de 2021 provou ser um divisor de águas, com Daniel Ricciardo a conquistar uma vitória notável em Monza.
Sob a orientação do diretor de equipa Andrea Stella, a McLaren passou por uma transformação notável, passando do fundo do pelotão em 2023 a tornar-se os Campeões dos Construtores em 2024. A forma atual da equipa indica que estão no caminho certo para garantir tanto os títulos de Pilotos como de Construtores em 2025, deixando outras equipas para trás.
Em contraste, a Mercedes, apesar de ser a equipa de fábrica, tem lutado para manter a sua dominância desde a introdução das regulamentações de efeito de solo em 2022. Com apenas seis vitórias em grandes prémios no seu nome, a Mercedes está agora a tentar recuperar terreno em relação à McLaren, uma situação sobre a qual Wolff se encontra a brincar.
Falando à Sky Italia, Wolff refletiu de forma humorística sobre a parceria com a McLaren, afirmando: “Com o conhecimento de hoje, não sei se foi a escolha mais inteligente da minha vida fazer esse acordo com eles.” O sucesso da McLaren com o motor Mercedes levantou certamente sobrancelhas na comunidade da F1, com Wolff a reconhecer as excecionais capacidades de engenharia da McLaren como um fator-chave no seu desempenho.
À medida que a temporada de F1 de 2025 se desenrola, a Mercedes encontra-se a seguir atrás da McLaren na classificação dos Construtores por significativos 250 pontos. O piloto George Russell admitiu que a Mercedes atualmente não consegue igualar o ritmo e a dominância da McLaren na pista, indicando uma mudança nas dinâmicas de poder dentro do desporto.
Apesar dos desafios enfrentados pela Mercedes, a parceria com a McLaren está prevista para continuar além de 2025, com as novas regulamentações a abrir caminho para uma colaboração prolongada. O futuro da F1 promete mais emoção e competição entre estas duas equipas poderosas, remodelando o panorama do desporto.
Num desporto onde as fortunas podem mudar num piscar de olhos, a “escolha inteligente” de Toto Wolff pode, inadvertidamente, ter preparado o terreno para a ascensão da McLaren à glória, deixando a Mercedes a navegar em território desconhecido na sua busca pela redenção. A rivalidade entre estas duas equipas icónicas está prestes a intensificar-se, prometendo aos fãs um espetáculo emocionante na pista de corrida.
ESTATÍSTICAS
Torger Christian “Toto” Wolff (pronúncia alemã: , nascido a 12 de janeiro de 1972) é um investidor bilionário austríaco, executivo de desportos motorizados e ex-piloto de corridas. Desde 2013, Wolff tem servido como diretor de equipa, CEO e co-proprietário da Mercedes na Fórmula Um, conquistando oito títulos consecutivos do Campeonato Mundial de Construtores de 2014 a 2021; também atuou como diretor e CEO da Mercedes-EQ na Fórmula E, ganhando dois títulos do Campeonato Mundial de Equipas da Fórmula E. Wolff começou a sua carreira no desporto motorizado no Campeonato Austriaco de Fórmula Ford e na Série Alemã de Fórmula Ford. Venceu a sua categoria nas 24 Horas de Nürburgring de 1994 e mais tarde competiu no Campeonato FIA GT e no Campeonato GT Italiano. Como investidor, Wolff fundou a Marchfifteen em 1998 e a Marchsixteen Investments em 2004, focando inicialmente em empresas de Internet e tecnologia. Ele especializa-se em investimentos estratégicos em empresas industriais de médio porte e cotadas, que incluíram a Williams F1 e a HWA AG alemã. Temporada Atual: 8 pódios, 3 vitórias em corridas, 2 pole positions. Classificação do campeonato: 2º lugar com 285 pontos. Melhores tempos de volta: Recordes de setor em 4 circuitos. Vitórias na carreira: 25 vitórias em 180 corridas. Prémios de volta mais rápida: 12 voltas mais rápidas na carreira. Desempenho da equipa: Líder do campeonato de construtores.