Vitória personalizada do Real Betis na deslocação ao Estádio de la Cerámica, reduto do Villarreal onde a formação da Andaluzia se superiorizou, mesmo em inferioridade numérica durante boa parte do desafio (1-2). Um resultado que aproxima os pupilos de Manuel Pellegrini da zona europeia, onde continua a permanecer o Submarino Amarelo.
Num encontro dividido entre as partes durante um primeiro tempo sem grandes ocasiões para faturar, destacou-se o momento em que Vítor Roque finalizou da melhor forma a solicitação de Abde Ezzalzouli. Um momento feliz para o conjunto bético que, pouco depois, ver-se-ia reduzido a dez elementos em função da expulsão de Chimy Ávila.
Com mais de meia parte para inverter a desvantagem, o Villarreal não foi perspicaz o suficiente e acabou surpreendido pelo 0-2 anotado por Giovani Lo Celso, a partir de uma cobrança incrível de um livre.
Logo a seguir, Alex Baena respondeu e encurtou distâncias, mas o resultado não mais mexeu e os três pontos viajaram mesmo até Sevilha.
Empates atrasam rivais do País Basco
Já no primeiro jogo da tarde, o Athletic não foi além de um empate em casa do Alavés (1-1) e pode ver os três do pódio - Barcelona, Atlético de Madrid e Real Madrid - mais longe, mediante triunfos no jogo a menos que estes têm em relação aos bascos.
Ainda assim, Unai Gómez até começou por dar vantagem aos pupilos de Ernesto Valverde, mas o empate veio mesmo a registar-se, depois da vantagem não ter sido dilatada. Isto porque Joan Jordán - à passagem dos 67' - bateu Unai Simón e fixou o placard final.
Nota ainda para o nulo entre a Real Sociedad e o Las Palmas (0-0), numa partida em que a expulsão de Ánder Barrenetxea dificultou o assalto do conjunto basco à área da formação insular. Contas feitas, os txuri-urdinak marcam passo na luta pela Europa, enquanto que os amarillos ganharam um ponto na luta pela permanência.