Carlos Vela, avançado mexicano de 36 anos, colocou, esta terça-feira, um ponto final na sua carreira de futebolista. O anúncio foi partilhado pelo atleta através de uma publicação nas redes sociais.

«Ao longo da minha carreira vivi momentos muito especiais, mas chegou a hora de me aposentar oficialmente do futebol profissional. Não há palavras suficientes para expressar o agradecimento que tenho pela minha família, por todos os clubes que me deram a oportunidade e aos adeptos pelo apoio e carinho. Obrigado», pode ler-se na publicação.

Formado na academia do Chivas, Carlos Vela chegou rapidamente ao estrelato, tendo rumado a Inglaterra aos 16 anos para assinar pelo Arsenal. Seguiram-se dois empréstimos em Espanha, ao Salamanca e ao Osasuna, cujas prestações convenceram Arsène Wenger e levaram o técnico francês a apostar no mexicano.

Após 62 partidas com as cores dos Gunners, o avançado mudou-se novamente para Espanha, pelas portas da Real Sociedad - emblema pelo qual disputou mais jogos ao longo da sua carreira. Carlos Vela passou seis temporadas e meia ao serviço do conjunto de San Sebastián, tendo realizado 250 partidas pelos espanhóis antes de rumar à MLS.

Em Los Angeles voltou a sentir-se em casa e foi peça fundamental do tridente ofensivo do Los Angeles FC durante largos anos. Com 186 partidas disputadas, 92 golos anotados e 52 assistências rubricadas, Vela tornou-se um ícone em Califórnia e ficará, agora, vinculado ao LAFC como embaixador.

Carlos Vela somou também 72 internacionalizações pelo México, tendo conquistado uma CONCACAF Cup e duas Gold Cup ao serviço da seleção tricolor. Com mais de 640 jogos disputados, o mexicano afasta-se agora dos relvados.