Após a pesada derrota por 1-4 frente ao Benfica, os jogadores do FC Porto voltaram a concentrar-se em estágio e não regressarão às suas residências, como é habitual, permanecendo juntos numa unidade hoteleira, em São Félix da Marinha, Gaia. Esta decisão do FC Porto, além de funcionar como forma de punição, sublinha a necessidade de uma reação imediata nos jogos que restam nesta temporada.

André Villas-Boas não reagiu bem a nova goleada infligida pelos encarnados, numa época em que o FC Porto não venceu qualquer clássico na Liga. Na 1.ª volta do campeonato, quando os dragões também sofreram uma derrota por 1-4 no Estádio da Luz, as folgas inicialmente previstas foram canceladas, com a equipa a continuar os trabalhos nos dias seguintes ao encontro.

No final da partida, Anselmi pediu desculpa aos adeptos: «Neste momento temos de pedir desculpa aos adeptos. Sentimos o apoio deles do início ao fim, durante a semana de treinos, no hotel, na chegada ao estádio, quando o jogo começou e, apesar do primeiro golo, continuamos a senti-lo.»