O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que vai impor 50% de tarifas aos produtos brasileiros e mostrou-se a favor do presidente Jair Bolsonaro que está acusado de tentativa de golpe de Estado.

"Este julgamento não deveria estar a acontecer. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente!", escreveu Trump, na carta endereçada ao Presidente brasileiro, Lula da Silva (PT), na rede social Truth Social.

"Conheci e tive contacto com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato --- inclusive pelos Estados Unidos ---, é uma desgraça internacional", frisou o Presidente norte-americano.

Na mesma carta, Trump sublinhou que "a partir de 01 de agosto de 2025, os EUA imporão ao Brasil uma tarifa de 50% sobre qualquer envio de produtos brasileiros aos Estados Unidos, além de todas as tarifas setoriais".