
Sete distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso vermelho, o mais grave, este domingo, a partir das 09:00, devido ao calor extremo. A decisão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é justificada com temperaturas máximas acima de 40 graus e mínimas que pouco baixam dos 30 durante a noite.
Os distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre, Beja, Évora, Santarém e Castelo Branco vão estar hoje sob aviso vermelho. O IPMA colocou os distritos de Faro, Coimbra, Viseu, Guarda, Bragança e Vila Real sob aviso laranja, o segundo mais grave, e os restantes sob aviso amarelo.
Beja, Évora e Portalegre vão manter-se sob aviso vermelho até às 21:00 de segunda-feira.
De acordo com um comunicado do IPMA, os valores da temperatura máxima irão variar entre 35 e 40°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais do litoral Norte e Centro, onde a temperatura será mais baixa, e superiores a 40 °C na região Sul, Vale do Tejo e Vale do Douro.
O instituto acrescenta que se prevê que as “condições de instabilidade aumentem”, com mais nebulosidade no interior durante a tarde e possibilidade de “ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos”, em particular durante a tarde de domingo nas regiões do interior.
Confira as temperaturas máximas previstas para hoje em Portugal Continental:
- Aveiro: 25°C
- Beja: 44°C
- Braga: 38°C
- Bragança: 37°C
- Castelo Branco: 41°C
- Coimbra: 38°C
- Évora: 42°C
- Faro: 37°C
- Guarda: 34°C
- Leiria: 35°C
- Lisboa: 41°C
- Portalegre:40°C
- Porto: 31°C
- Santarém: 42°C
- Setúbal: 41°C
- Viana do Castelo: 29°C
- Vila Real: 37°C
- Viseu: 37°C
Risco máximo de incêndio em cerca de 80 concelhos
Cerca de 80 concelhos de 10 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o IPMA. Os concelhos que estão sob este alerta pertencem aos distritos de Vila Real, Bragança, Viana do Castelo, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda em risco 'muito elevado' e 'elevado' quase todos os concelhos dos distritos do continente.
Apenas cerca de 30 municípios localizados no litoral do país estão com risco moderado ou reduzido de incêndio.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta que as situações de calor extremo têm riscos para a saúde, recomendando que se beba água, evite bebidas alcoólicas e opte por ambientes frescos ou climatizados.
O IPMA prevê que a situação comece a estabilizar na terça-feira, dia em que as temperaturas vão começar a descer aos poucos.