A Seat continua a preparar a produção de veículos elétricos na fábrica de Martorell, e agora revelou que atingiu um marco importante com os primeiros sistemas de baterias de pré-série a saírem da linha de montagem.

A montagem em pré-série de sistemas de bateria e a fabricação em pré-série das primeiras peças da carroceria na nova prensa PXL, são dois passos importante para a Seat, que vai produzir em Martorell a partir do próximo ano o elétrico Cupra Raval e para mais tarde, o VW ID.2all.

“A montagem dos primeiros sistemas de bateria na nossa nova fábrica e a produção de peças da carroçaria na nova prensa PXL para os futuros modelos elétricos que vamos produzir em Martorell é um marco fundamental na nossa estratégica de eletrificação”, disse Markus Haupt, CEO interino da Seat e da Cupra e vice-presidente executivo de produção e logística da Seat SA.

A Seat SA montou os primeiros sistemas de baterias em Martorell. Como etapa preliminar para a produção em massa, a montagem desses sistemas de bateria na nova fábrica permite que a empresa teste as suas instalações, processos e produtos para garantir o lançamento bem-sucedido de novos modelos elétricos.

Este marco foi alcançado em menos de um ano e meio desde o início da construção da fábrica de montagem de baterias, enquanto a construção e a instalação das máquinas necessárias para a produção em massa está a ser finalizada. Durante esta fase, o processo de montagem da bateria pré-série combina estações automatizadas com tarefas manuais. Quando concluída, a fábrica vai contar com um processo de produção totalmente automatizado e um total de 500 trabalhadores.

Com um investimento de €300 milhões e uma área de 64.000 m², a fábrica terá uma capacidade máxima de 300.000 baterias por ano, e vai fornecer exclusivamente os veículos elétricos produzidos em Martorell, permitindo desta forma à Seat SA aumentar a competitividade, otimizar os processos logísticos e reduzir a sua pegada de carbono.