O busto de Jim Morrison, que estava desaparecido desde maio de 1988, foi encontrado por acaso durante buscas relacionadas com uma investigação da Brigada Financeira e Anti-Corrupção da Polícia Judiciária de Paris.

A escultura foi roubada do cemitério Père-Lachaise, onde está a sepultura do cantor norte-americano, sete anos após a sua morte.

"Durante uma investigação conduzida pela Brigada Financeira e Anticorrupção da Diretoria de Polícia Judiciária da Prefeitura de Polícia, sob a égide do Ministério Público de Paris, foi recuperado este símbolo emblemático dos fãs do cantor", revelaram as autoridades numa publicação no Instagram.

O busto do vocalista dos The Doors foi criado pelo artista croata Mladen Mikulin e colocado no túmulo de Morrison no décimo aniversário da sua morte, em 1981.

A escultura recuperada pelas autoridades francesas tem o nariz partido e vários graffitis que já lá estavam quando desapareceu.

O curador do cemitério Père-Lachaise, em Paris, Benoît Gallot, revelou ao jornal francês Le Figaro que o túmulo de Jim Morrison é o mais visitado. Gallot diz também que não recebeu nenhum contacto da polícia e por isso não sabe se o busto vai regressar ao cemitério.