A princesa britânica Catherine Middleton, que anunciou no início de setembro que tinha terminado o seu tratamento de quimioterapia, disse hoje estar "aliviada por estar agora em remissão" de cancro.

"Como qualquer pessoa a quem tenha sido diagnosticado um cancro sabe, é preciso tempo para se adaptar a uma nova normalidade. Mas estou ansiosa pelo ano que se aproxima", escreveu a mulher do Príncipe William, herdeiro do trono britânico, nas redes sociais.

A princesa, que fez 43 anos na quinta-feira, visitou hoje o Hospital Royal Marsden em Londres, onde foi tratada, para agradecer aos funcionários e mostrar apoio aos doentes.

Durante a visita, falou com funcionários e doentes e elogiou os cuidados recebidos no hospital.

"É um alívio estar agora em remissão e continuo concentrada na recuperação", afirmou num comunicado, anunciando que ela e o Príncipe de Gales tinham sido nomeados patronos conjuntos do Royal Marsden.

Não se sabia que Catherine, a quem foi diagnosticado um cancro não especificado no ano passado, tinha sido tratada naquele hospital.

A princesa tinha revelado em setembro que tinha completado o seu tratamento de quimioterapia preventiva e que pretendia regressar gradualmente às funções públicas.

Recentemente, William elogiou a "força notável" que Kate demonstrou no último ano.

O diagnóstico de cancro de Catherine foi feito no mesmo ano que o do Rei, cujo tratamento ainda continua.

O Rei Carlos III foi diagnosticado após uma cirurgia para o aumento benigno da próstata, quando foi detetado um outro problema preocupante, tendo testes subsequentes identificado uma forma de cancro, cujo tipo não foi especificado.