A presidente do município (mayor) de Los Angeles, Karen Bass, assinou esta terça-feira uma ordem executiva para facilitar a limpeza dos destroços do fogo na cidade e simplificar a reconstrução, visando acelerar a recuperação das comunidades dizimadas.
Pelo menos 12.000 casas e estruturas arderam nos incêndios que lavram há uma semana em várias partes de Los Angeles, principal cidade do estado da Califórnia, principalmente Pacific Palisades e Altadena, e ainda há 88.000 pessoas sob ordem de evacuação.
A ordem executiva cria equipas de limpeza dos escombros dos incêndios num programa que inclui o California Office of Emergency Services e várias agências estaduais e federais.
Também reduz a burocracia na emissão de licenças de construção, com um processo expedito para que as pessoas possam reconstruir as suas casas.
"Este desastre natural sem precedentes justifica uma resposta sem precedentes que vai acelerar a reconstrução de casas, negócios e comunidades", disse a mayor ao anunciar a medida.
"Esta ordem é o primeiro passo para eliminar a burocracia e a papelada e organizar em torno da urgência, senso comum e compaixão", declarou.
A mayor ordenou também que 1.400 unidades de habitação obtenham aprovação temporária para ocupação, acelerando um processo que normalmente demoraria mais tempo.